A influência do mercado global na produção literária

29 setembro, 2014≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A “perda da centralidade da literatura como ato crítico na cultura de um país” é o tema central da conferência que o professor de Literatura da Universidade Estadual de Campinas, Alcir Pécora, vai dar na próxima terça-feira, dia 30 de setembro, às 15 horas, no Teatro Paulo Quintela, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). A iniciativa faz parte do Acolhimento aos novos estudantes da FLUC, programa que tem início às 10 horas.

Grande especialista em Padre António Vieira, a intervenção de Alcir Pécora, intitulada “A Musa falida: a perda da centralidade na cultura globalizada”, está a ser aguardada com grande expectativa, uma vez que o conferencista não deixará de aprofundar o seu pensamento crítico, segundo o qual hoje, “a forma mais geral da influência é semelhante à da proliferação de shopping centers nas cidades mais diversas do mundo”.

O programa da manhã conta com as intervenções do diretor da FLUC, José Pedro Paiva e da presidente do núcleo de estudantes, Mariana Saavedra, a que se seguirá a atuação do grupo Literatuna.

Após a conferência de Alcir Pécora, a sessão encerra com um momento musical do pianista Vasco Sampaio, aluno do Conservatório de Coimbra e da Faculdade de Letras.

Partilhe