Accelerathon - competição de inovação na área da economia circular tem inscrições abertas

As inscrições estão abertas até 15 de fevereiro de 2024.

21 novembro, 2023≈ 3 mins de leitura

Já estão abertas as inscrições para a @RES4CITY Accelerathon, uma competição de inovação aberta que visa reunir as mentes mais inovadoras na área da economia circular.

Até 15 de fevereiro de 2024, está lançado o desafio a estudantes, PMEs, empreendedores, investigadores, start-ups e organizações para darem o seu contributo no desenvolvimento de cidades inteligentes. A Accelerathon é mais do que uma competição, é uma oportunidade para moldar o futuro dos ambientes urbanos.

A iniciativa procura uma ideia inovadora para um dos seguintes desafios: utilizar sistemas inteligentes de armazenamento de energia para melhorar a acessibilidade e a fiabilidade das infraestruturas de carregamento de veículos eléctricos; fazer uma gestão eficiente do solo e dos terrenos através da transformação da atividade empresarial de acordo com os princípios da economia circular e criar projetos de produção de hidrogénio verde.

A participação é aberta a estudantes, empresários, investigadores, start-ups, universidades e organizações do setor público ou privado. Podem formar-se equipas de 3 a 5 pessoas ou participantes individuais (que serão depois inseridos em grupos)

O objetivo da Accelerathon consiste na procura de soluções e de financiamento através de um concurso de inovação aberta aplicada, que reúne o setor da economia circular em torno da aceleração de ideias e conceitos relacionados com as energias limpas nas cidades no âmbito da economia circular. A competição prevê um modelo online que inclui formação, mentores, um júri internacional e um prémio europeu de aceleração que permite fazer a candidatura do projeto vencedor a programas de financiamento europeus. O prémio oferece ainda aos vencedores a possibilidade de participarem em iniciativas relacionadas com o tema da sua ideia, para ganho de visibilidade e para que possam estabelecer contactos com os diferentes intervenientes.

Todas as informações estão disponíveis em https://www.res4city.eu/accelerathon/.

Inscrições em https://lnkd.in/gikRv8tm.