AI.Ethics: debater a ética na inteligência artificial

A Universidade de Coimbra acolheu o AI.Ethics, iniciativa que procura promover a inteligência artificial de forma transparente e de confiança.

Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
17 maio, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

"É uma discussão que merece ser tida", defende o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, na sessão de abertura do programa AI.Ethics. "Olhando para a história da humanidade, em tempos de conflitos militares, a ética é posta de lado e a aceleração tecnológica é maior", alerta o Reitor da UC.

A importância do tema para a sociedade atual e a matriz identitária da UC, que defende a adoção de princípios éticos para promover uma cidadania esclarecida e responsável, levou a Universidade de Coimbra a acolher a iniciativa. Organizado pela APPE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial e pela UNA Portugal - Associação Unidade das Nações, o programa AI.Ethics surge após ser publicada a "Recomendação sobre a Ética da Inteligência Artificial" pela UNESCO.

Eis o que pode fazer:

A iniciativa “propõe uma reflexão responsável sobre os aspetos conhecidos e não conhecidos da inteligência artificial”, esclarece Mário Parra da Silva, presidente da APEE. O também secretário-geral da UNA Portugal defende que a inteligência artificial é “uma enorme oportunidade”, mas alerta que “pode ser usada para o bem ou para o mal”. “Sempre foi assim” com todos os descobrimentos científicos e tecnológicos, lembra o responsável.

“Nunca como antes se tornou tão evidente que nós temos de reconhecer, para nós próprios, limites de uso dos meios que descobrimos”, acrescenta. No entanto, antes de estabelecer esses limites, “interessa que o algoritmo seja explicado para que o utilizar saiba o que está a usar”, conclui Mário Parra da Silva.

A inteligência artificial “vem-nos elevar a outro patamar”, porém “não vem mudar nenhum princípio”, considera o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva. “Vamos ter que falar sempre em ética, vamos ter que trabalhar, cuidar e alimentar sempre a ética”, conclui.

A Ética como Geradora e Suporte de Confiança, a Ética na Inteligência Artificial e a Recomendação da Unesco sobre Ética na Inteligência Artificial e outros Referenciais Internacionais foram os temas debatidos durante a sessão, que decorreu no Auditório do Student Hub.