Aluna da UC conquista a medalha de prata nos campeonatos mundiais sub-23

26 julho, 2015≈ 2 mins de leitura

© DR

Francisca Dias Laia, aluna do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade de Coimbra (UC), conquistou a medalha de prata nos campeonatos mundiais sub-23 de canoagem, em K1 200 metros. “Foi uma surpresa”, revela a atleta que competiu pela primeira vez em K1 200 numa final que define como “muito disputada até ao último metro”. “E ter sido em Portugal, dá sempre um sentimento diferente”, afirma Francisca Laia.

O próximo objetivo é o apuramento para os Jogos Olímpicos

A estudante concluiu agora o terceiro ano na Faculdade de Medicina da UC e, aos 21 anos, conta já com outras duas medalhas de bronze em K1 200 enquanto júnior. O segredo, conta, é ter “disciplina e uma boa gestão de tempo”. “Não é impossível”, sublinha Francisca Laia, “com calma tudo se consegue”.

“O objetivo é sempre melhorar e chegar mais longe”, acrescenta a estudante da FMUC, “sempre passo a passo, vamos tentando atingir cada vez mais e ao mais alto nível”, adianta. “O próximo objetivo é o apuramento para os Jogos Olímpicos”, revela a atleta. Francisca Laia vai competir em agosto nos Mundiais de Milão em K4 500, onde vai tentar obter a classificação para ir ao Rio de Janeiro em 2016.

Os mundiais sub-23 decorreram no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, de 23 a 26 de julho. Mais de 1100 atletas de 70 países disputaram no títulos mundiais 2015.

Atualizado a 28 de julho de 2015