Arranca a 6.ª edição da Escola Molecular

Em 2024 a iniciativa conta com o maior número de participantes inscritos de sempre: 95 estudantes.

EM
Escola Molecular
14 fevereiro, 2024≈ 2 mins de leitura

© DR | Escola Molecular

A 6.ª edição da Escola Molecular arranca a 17 de fevereiro. A escola pré-universitária de Química, organizada pela júnior empresa do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Molecular JE, realiza-se anualmente desde 2018 e conta, em 2024, com 95 estudantes inscritos.

A missão da Escola Molecular é destacar a presença da Química como uma ciência fundamental em todos os aspetos da vida quotidiana. Durante cinco sessões, aos sábados, estudantes do ensino secundário são convidados a visitar o Departamento de Química da UC, onde têm a oportunidade de explorar os diversos ramos da Química.

Com sessões teóricas e períodos de atividades experimentais, os conteúdos estão alinhados com o programa das disciplinas de Física e Química A do 10.º e 11.º anos de escolaridade. Para os estudantes do 12.º ano, os conteúdos têm um foco empreendedor, possibilitado pela participação de responsáveis de empresas e projetos na área da Química.

Ao longo das seis edições, a iniciativa já recebeu mais de 400 estudantes de escolas de sete distritos diferentes. Realizada de forma gratuita, a Escola Molecular tem o apoio da FCTUC, do Instituto Português do Desporto e da Juventude e da Câmara Municipal de Coimbra