Associação Portuguesa de Economia da Energia distingue jovem investigador da Universidade de Coimbra

Marcos Tenente acaba de ser distinguido com o “Prémio Jovem Investigador” pela Associação Portuguesa de Economia da Energia, afiliada da International Association of Energy Economics.

CP
Cristina Pinto
04 fevereiro, 2022≈ 3 mins de leitura

Marcos Tenente, investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESC-Coimbra) e estudante de doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia, integrado na Iniciativa Energia para a Sustentabilidade da Universidade de Coimbra (UC), acaba de ser distinguido pela Associação Portuguesa de Economia da Energia (APEEN), afiliada da International Association of Energy Economics (IAEE), com o “Prémio Jovem Investigador”.

O prémio reconhece o artigo "Eco-efficiency assessment of the electricity sector: Evidence from 28 European Union countries”, publicado na prestigiada revista científica Economic Analysis and Policy em coautoria com Patrícia Pereira da Silva e Carla Henriques, investigadoras do Centre for Business and Economics Research (CeBER) e do INESC-Coimbra e docentes da Faculdade de Economia da UC (FEUC) e do ISCAC|Coimbra Business School, respetivamente.

O estudo focou-se na avaliação da ecoeficiência das cadeias de valor de consumo e produção do setor da eletricidade na União Europeia. «Globalmente, pode concluir-se que os países que promoveram a implantação eficiente de energias renováveis, desmantelando gradualmente a produção de combustíveis fósseis, reforçaram o seu potencial em termos de ecoeficiência, reduzindo as emissões produzidas pelo setor da eletricidade e estimulando o crescimento do valor acrescentado por si criado», resumem os autores.

Partilhe