Biblioteca infantojuvenil abre portas em Alcobaça

O Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça conta agora com uma valência direcionada para crianças e jovens.

MC
Maria Cano
AB
Ana Bartolomeu
12 janeiro, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

“Ninguém pode viver sem histórias; nós somos histórias”. A afirmação foi feita pela coordenadora nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Pargana Silva, durante a inauguração da Biblioteca Infantojuvenil da Universidade de Coimbra em Alcobaça (BIJUCA), que decorreu ontem, 11 de janeiro.

Integrada no Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça (CESUCA), a BIJUCA surge no âmbito da participação da Universidade de Coimbra (UC) na Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça.

A BIJUCA “vai funcionar sobretudo em complementaridade com as restantes bibliotecas da rede”, servindo de fonte para um trabalho que já era feito e que contempla “diversas atividades desde encontros com escritores ou cientistas que vão às escolas ajudar a interpretar a ciência que está dentro dos livros”, explica a coordenadora do CESUCA, Margarida Anastácio.

Mas há mais, a programação da BIJUCA também vai incluir a produção de novos recursos didático-pedagógicos e podcasts literários em colaboração com cursos profissionais de escolas parceiras e dos meios de comunicação social locais, segundo o CESUCA.

Mas porquê uma Biblioteca Infantojuvenil em Alcobaça? “É um local que se prestava bastante bem a esta experiência, especialmente porque o CESUCA tem feito um trabalho muito importante na rede escolar do Concelho de Alcobaça e mesmo na região Oeste”, de acordo com o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

Para o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, a nova valência do CESUCA é uma mais-valia e “reforça mais este laço entre estas duas instituições”, até porque “para o Município de Alcobaça a educação é um pilar” fundamental.

A biblioteca, que conta com apoio financeiro da Caixa de Crédito Agrícola, vai funcionar mediante reserva para as escolas e com dias fixos para o público em geral. O espaço vai disponibilizar uma grande panóplia de livros, fisicamente ou através de reserva por catálogo, que vão ser atualizados com regularidade.

“O acervo que neste momento constitui a coleção da biblioteca infantojuvenil vem da nossa biblioteca da UC”, que, sendo uma biblioteca de depósito legal, recebe “quase tudo o que se publica”, salienta o diretor da Biblioteca Geral da UC, Manuel Portela. “Temos 4098 exemplares já entregues”.

Além do trabalho com as escolas, o espólio vai ser também usado como uma “ferramenta de trabalho para o Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Concelho de Alcobaça”, gerido também pelo CESUCA.

Saiba mais sobre o CESUCA e a BIJUCA em https://www.uc.pt/cesuca/.

Parceiros da BIJUCA

Parceiros gerais: Rede de Bibliotecas Escolares, Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça, Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas parceiras da UC nos concelhos de Alcobaça, Rio Maior, Santarém e Caldas da Rainha, Município de Alcobaça, Caixa de Crédito Agrícola de Alcobaça (patrocinador).

Parceiros da Universidade de Coimbra (UC): Biblioteca Geral da UC, Imprensa UC, Faculdade de Letras da UC, UC Exploratório - Centro Ciência Viva.