CES dinamiza oficina Ambiente em movimento: conflitos ecológicos e alternativas

Programa inclui apresentação de projetos, um piquenique partilhado e uma sessão de cinema.

24 maio, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC) recebe amanhã, 25 de maio, a oficina “Ambiente em Movimento: Conflitos Ecológicos e Alternativas”. Dividida em duas sessões, entre o Colégio de S. Jerónimo, durante a manhã, e a Casa das Artes Bissaya Barreto, à tarde, o evento pretende “discutir a relação entre as lutas pela justiça ambiental e as iniciativas de base cidadã pela construção do «bem viver»”, explica a organização.

Durante a oficina vão ser apresentados os resultados de projetos de investigação de investigadores do CES: “A Plataforma Portugal: Ambiente em Movimento” e “O Mapa de Conflitos envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil”. Os participantes são convidados a visitar o Hortim no Jardim da Sereia/Parque de Santa Cruz, onde está sediada a associação Coimbra em Transição, para um piquenique partilhado.

O programa da segunda sessão inclui o Ciclo de Cinema Itinerante “ParaDocma – Viver melhor (a cidade) é preciso!”. A organização adianta que o objetivo passa por “facilitar um diálogo coletivo sobre as possibilidades de construir alternativas ecológicas e sociais a partir das bases”. Entre os filmes a exibir, destaque para o documentário de Daniele De Stefano, Fiuseppe Orlandini e Roberto De Filippis, “L’Oro Vero” (2016).

A Oficina “Ambiente em Movimento: Conflitos Ecológicos e Alternativas” é organizada pela Oficina de Ecologia e Sociedade (Ecosoc/CES) e a Associação Coimbra em Transição. Conta ainda com o apoio do Condomínio Criativo. O evento tem início pelas 10 horas. Mais informações aqui.

 

Texto de: Marta Costa
Partilhe