As emoções na política em debate na Universidade de Coimbra

Nos dias 23, 24 e 25 de janeiro decorre o colóquio internacional "Emoções, Narrativas e Identidades em Política, Populismo e Democracia", que contempla várias sessões de acesso aberto e gratuito.

22 janeiro, 2024≈ 4 mins de leitura

O evento resulta de uma parceria entre o Centro de Estudos Sociais e o Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental da Universidade de Coimbra.

© DR

O Centro de Estudos Sociais (CES) e o Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Universidade de Coimbra (UC) organizam esta semana três eventos internacionais que se debruçam sobre a relação entre emoções e política.

Entre 22 e 26 de janeiro de 2024, personalidades de renome da academia internacional reúnem-se em Coimbra para aprofundar esta temática, que assume hoje grande relevância face ao crescente impacto da polarização política, às mudanças de equilíbrio político-partidárias, bem como à emergência e crescimento de forças populistas e extremistas. A abordagem inter e transdisciplinar abrange áreas da Sociologia, Psicologia, Ciência Política, Filosofia, entre outras Ciências Sociais e Humanas.

A União Europeia criou uma linha de investigação intitulada "Política emocional das democracias" que, ao longo dos próximos três anos, financiará quatro consórcios internacionais de investigação. No dia 23 de janeiro, representantes destas estruturas estarão presentes no CES-UC para criação de sinergias de investigação, conjuntamente com um quinto consórcio que investiga a construção do contrato social na Europa. No total estão representadas 48 instituições académicas europeias, que representam um investimento de mais de 14,5 milhões de euros, por parte da União Europeia.

Este evento resulta da parceria entre a equipa do CES, coordenada por Cristiano Gianolla, e a equipa do CINEICC, coordenada por Lisete Mónico. Os dois centros integram o consórcio "PROTEMO - Dinâmica emocional das políticas de proteção numa era de insegurança", cuja reunião de lançamento, coorganizada em parceria com a Universidade de Saarland (Alemanha), terá lugar dia 22 de janeiro na Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da UC (FPCEUC).

Da parceria entre o CES e o CINEICC resulta também o colóquio internacional do projeto UNPOP sobre "Emoções, Narrativas e Identidades em Política, Populismo e Democracia", que terá lugar na FPCEUC, nos dias 23, 24 e 25 de janeiro e contempla várias sessões de acesso aberto e gratuito. Este evento pretende debater em profundidade a relevância e o impacto das emoções na política nacional e internacional, de forma a compreender as dinâmicas que geram o comportamento político e potenciar as teorias e instituições democráticas. O colóquio representa a consolidação de três anos de investigação no âmbito do projeto UNPOP, assim como a preparação para uma nova etapa de integração dos resultados alcançados em novos e complementares desafios.