UC Exploratório e Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC celebram o Dia Mundial do Sono

Na próxima sexta-feira, dia 15 de março, pelas 18h00 decorre no UC Exploratório uma mesa redonda com especialistas da área do sono e o lançamento da série de animações "Um bom sono sob as estrelas".

CC
CNC-UC
UE
UC Exploratório
11 março, 2024≈ 4 mins de leitura

© DR

No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Sono, o UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra e o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) promovem o lançamento da série de animações para projeção hemisférica (360º), Um bom sono sob as estrelas. O evento que se realiza no UC Exploratório a 15 de março, entre as 18h00 e as 19h00, integra uma mesa redonda com especialistas na área do sono, à qual se seguirá a estreia desta série de animações realizada pela premiada ilustradora portuguesa Cristina Sampaio. A entrada é gratuita e sem necessidade de inscrição prévia.

O Dia Mundial do Sono, assinalado anualmente na sexta-feira anterior ao equinócio da Primavera, celebra-se em 2024 no dia 15 de março, sob o lema Sono de qualidade, para todos, por uma melhor saúde global desenvolvido pela World Sleep Society. Esta celebração anual tem como objetivo sensibilizar o público para a importância do sono na saúde humana, porque, de acordo com a World Sleep Society, “continuam a existir claras diferenças na higiene do sono entre a população mundial, criando desafios adicionais e acentuando as desigualdades em termos de saúde”.

Procurando reforçar junto da população portuguesa a importância de uma boa higiene do sono, o lançamento desta série de animações de projeção hemisférica ocorre em três cidades diferentes: no Planetário do Porto, no dia 15 de março pelas 14h00; no UC-Exploratório em Coimbra, no mesmo dia pelas 18h00; e no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, no dia 16 de março pelas 16h00.

Segundo Ana Rita Álvaro, investigadora do CNC-UC e coordenadora do projeto, “a importância de assinalar este dia é aumentar a literacia na área do sono promovendo uma vida mais saudável para todos. Para além da investigação que fazemos na área, uma das nossas grandes missões é contribuir para a sensibilização para a importância do sono junto da sociedade. Este foi mais um projeto que esperamos que contribua para esta missão”.

Nos três Centros Ciência Viva, a estreia destas animações é acompanhada por uma mesa redonda com diferentes especialistas, que irão abordar questões de foro social e científico relacionadas com a área do sono. Este conjunto estruturado de cinco animações para projeção hemisférica (360º), que tem como título Um bom sono sob as estrelas, foi coordenado por investigadores do CNC-UC com a participação da Associação Portuguesa do Sono e realizado pela premiada ilustradora portuguesa Cristina Sampaio. Em cada um dos centros, a entrada para este evento é gratuita e sem necessidade de inscrição prévia. Este projeto contou com o financiamento da Resmed Foundation e da Gasoxmed.