"Conversas Improváveis" de abril sobre investigação científica e modelos animais

A próxima sessão das "Conversas Improváveis" é dedicada à "Investigação Científica Sem Modelos Animais: Mito ou Realidade?" e vai ser realizada no dia 4 de abril.

25 março, 2024≈ 3 mins de leitura

A próxima Conversa Improvável, dedicada ao tema "Investigação Científica Sem Modelos Animais: Mito ou Realidade?", em comemoração do Dia Mundial do Animal de Laboratório, decorre no dia 4 de abril, no Rómulo – Centro de Ciência da Universidade de Coimbra (UC), das 12h às 13h. O evento é aberto a toda a comunidade e a entrada é livre.

A sessão vai contar com a participação da médica veterinária Daniela Talhada, da bioquímica e investigadora Raquel Santiago, da bioquímica e bio-empreendedora Sofia Viana e da farmacêutica Isabel Vitória. A moderação vai estar a cargo de Ana Isabel Duarte, do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB) da UC e a ilustração ao vivo vai ser feita por Rui Tavares, artista de banda desenhada. O momento cultural vai ser dinamizado por Luísa Amado, estudante de Doutoramento e apaixonada por desenho.

Conversas Improváveis representa uma iniciativa do grupo de ação de comunicação da linha de investigação em Metabolismo, Envelhecimento e Doença do CIBB e pretende fomentar a literacia em ciência e saúde. Através de discussões informais, as sessões pretendem promover a consciencialização sobre diversas doenças, ações e decisões antecipadas e informadas e, em última análise, contribuir para uma sociedade mais saudável.

As Conversas Improváveis decorrem em vários locais icónicos da UC, que é Património Mundial da UNESCO, tais como, no Rómulo – Centro de Ciência da UC, no Museu da Ciência, no Jardim Botânico, nas múltiplas bibliotecas ou no Paço das Escolas.

No próximo mês, a sessão vai ser realizada a 2 de maio, Dia Mundial da Asma, e vai tratar do tema “Conviver com a asma sem limitações”. A moderação vai estar a cargo de Ermelindo Leal e Salomé Pires, ambos do CIBB.

A iniciativa é coordenada por várias investigadoras e investigadores do CIBB: Ana Isabel Duarte, Anabela Marisa Azul, Ermelindo Leal, Ilda Ribeiro, Manuela Grazina, Raquel Alves, Salomé Pires e Sandra Amaral.