Estudo sobre experiências incomuns e perceções invulgares na população portuguesa procura voluntários

A investigação é conduzida por uma equipa do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. A participação no estudo é feita através de um questionário online.

27 março, 2024≈ 3 mins de leitura

© Picjumbo.com

Uma equipa de investigação do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) está a conduzir um estudo sobre algumas experiências incomuns e perceções invulgares que as pessoas podem sentir durante as suas vidas.

Como este trabalho, as investigadoras pretendem validar um instrumento para avaliar estas experiências – chamado Community Assessment of Psychic Experiences – e compreender melhor o contributo de alguns aspetos psicológicos, como a regulação emocional e a autocompaixão, para o desenvolvimento destas experiências, bem como os seus impactos na saúde mental.

As pessoas interessadas em participar no estudo são convidadas a preencher um questionário online (com a duração estimada de 30 minutos, disponível em https://limesurvey.fpce.uc.pt/limesurvey/index.php/516645). Há apenas dois requisitos a cumprir para efetivar a participação: ter entre 18 e 65 anos de idade e ter nacionalidade portuguesa.

A equipa de investigação explica que “ainda que estas experiências invulgares não representem, por si só, um quadro psicopatológico, sabe-se que estão associadas a um maior risco de desenvolvimento de problemas de saúde mental. Por outro lado, nas pessoas que já apresentam dificuldades de saúde mental, estas experiências parecem estar associadas a um pior prognóstico”. “Assim, melhorar a nossa compreensão acerca destas experiências poderá ter um papel muito importante na deteção precoce e prevenção de vários problemas de saúde mental”, rematam.

Este trabalho é desenvolvido no âmbito do doutoramento da estudante da FPCEUC, Diana Carvalho, sendo orientado pela docente da FPCEUC e investigadora do CINEICC, Paula Castilho.

Questões adicionais sobre este estudo podem ser enviadas para estudos.ple.comunidade@gmail.com.