Chi Solutions e EXO representam UC na 4.ª Urban Innovation and Entrepreneurship Competition

Equipa da UC conquistou 2.º lugar no Concurso de Inovação e Empreendedorismo Urbano da GISU. A competição decorreu na Universidade de Pádua.

15 novembro, 2023≈ 4 mins de leitura

© DR

A equipa Chi Solutions da Universidade de Coimbra arrecadou o segundo prémio no Concurso de Inovação e Empreendedorismo Urbano, promovido pela Aliança Internacional de Universidades de Cidades Geminadas com Guangzhou (em inglês, Alliance of Guangzhou International Sister-City Universities – GISU).

Maria Félix, estudante de Mestrado da UC, representante da equipa Chi Solutions, vencedora da categoria Concept Teams, referiu que “este concurso tem um enorme reconhecimento internacional e o facto de termos obtido o segundo prémio numa competição com universidades de todo o mundo, deixa-nos muito orgulhosos do percurso que fizemos até aqui e dá-nos motivação para continuarmos a apostar neste projeto, que pode mesmo ser a chave para o futuro das próximas gerações”.

A equipa Chi Solutions ganhou um prémio pecuniário no valor de 50.000 renminbis (RMB), ou cerca de 6.400 euros às taxas de câmbio atuais e ainda sujeitos a taxas.

A Chi Solutions é composta por Inês Figueiredo, João Sousa, Maria Félix e Maria Fernandes e foca-se no desenvolvimento de um produto alternativo ao plástico.

Na categoria de Start-up Teams, a UC fez-se representar pela equipa EXO, fundada por Denner Déda, Guilherme Moreira, José Heitor Soares e Tito Sala, e focada na Sustentabilidade.

Denner Déda, estudante de doutoramento na UC que representou a equipa EXO na final deste concurso, indica que “a participação da EXO no GISU foi de grande valor, pois foi possível obter validação internacional do projeto e do trabalho planeado. Além disso foi uma boa oportunidade de aprendizagem e de networking, permitindo à EXO apresentar a marca, o produto e colher feedbacks frutíferos”.

A final da competição teve lugar no dia 9 de novembro, na Universidade de Pádua, Itália. Este é o quarto ano que se realiza o Concurso de Inovação e Empreendedorismo Urbano, sendo que as edições anteriores tiveram lugar em Guangzhou e Sidney. A quarta edição do concurso teve como tema "Promover o Desenvolvimento Urbano Sustentável com Inovação Científica e Tecnológica", como foco no Empreendedorismo Científico.

A participação dos estudantes da UC nesta iniciativa foi financiada pelo HIVE. O projeto HIVE: HEI Innovation for Knowledge Intensive Entrepreneurship conta com doze parceiros e tem como objetivo fortalecer a capacidade de inovação e de empreendedorismo das Instituições de Ensino Superior.

O projeto 220818 HIVE HEI Innovation for Knowledge Intensive Entrepreneurship é financiado pelo programa EIT Health através do HEI Grant Agreement.