Cientistas da UC promovem atividades em escola para assinalar o Dia Mundial da Obesidade

A iniciativa vai decorrer no âmbito do projeto "PAS GRAS: redução de riscos metabólicos, determinantes ambientais e comportamentais da obesidade em crianças, adolescentes e jovens adultos" e pretende sublinhar a importância da alimentação saudável e da prática de exercício físico.

B(
Bruna Moreira (CNC-UC)
CR
Catarina Ribeiro
01 março, 2024≈ 4 mins de leitura

61 alunos da Escola Básica Montes Claros vão participar em várias atividades no dia 4 de março.

© CNC-UC

No âmbito do Dia Mundial da Obesidade, que se assinala na próxima segunda-feira, dia 4 de março, investigadores do projeto PAS GRAS: redução de riscos metabólicos, determinantes ambientais e comportamentais da obesidade em crianças, adolescentes e jovens adultos, liderado pela Universidade de Coimbra (UC), vão promover na Escola Básica Montes Claros, em Coimbra, a iniciativa Vida saudável para um futuro brilhante!, que vai contar com a participação de 61 alunos do 4.º ano de escolaridade.

A atividade pretende abordar, de forma prática, fatores de risco associados ao desenvolvimento de excesso de peso e obesidade, bem como a importância de fazer uma alimentação saudável e exercício físico. As perguntas Qual o teu alimento preferido? e Qual o alimento preferido do teu corpo?” vão dar mote a uma atividade laboratorial e a um jogo de histórias de alimentos e de memória, dinamizado pelos investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC (CNC-UC), Anabela Marisa Azul, Andreia Silva, Paulo Matafome e Paulo Oliveira, com a participação da responsável pela comunicação do PAS GRAS, Bruna Moreira.

Os alunos vão participar também na atividade Os açúcares escondidos nos sumos, que visa criar a perceção da quantidade de açúcar presente nos sumos disponíveis no mercado, que passa, muitas vezes, despercebida. A iniciativa vai encerrar com um momento de exercício físico, realçando a importância de manter um estilo de vida ativo.

De recordar que PAS GRAS é financiado com 9,5 milhões de euros pela Comissão Europeia, através do programa Horizonte Europa e pretende, através de uma abordagem interdisciplinar, contribuir para a redução das taxas de obesidade em Portugal e na Europa. O projeto, liderado pelo investigador e vice-presidente do CNC-UC, Paulo Oliveira, conta com parceiros de oito países europeus e vai estar em curso até 2028.

Um dos objetivos do projeto é estudar o papel de múltiplos fatores no desenvolvimento da obesidade, e a sua interação com as características genéticas e metabólicas de cada indivíduo. Com base numa análise integrada de múltiplos parâmetros, o PAS GRAS pretende desenvolver uma ferramenta para avaliação do risco de desenvolver obesidade e complicações associadas. Adicionalmente, o projeto contempla o estudo do efeito protetor dos componentes da dieta mediterrânica e a criação de uma campanha destinada a aumentar a literacia em saúde e a sensibilizar a sociedade para os riscos da obesidade.

O PAS GRAS vai lançar também na segunda-feira as suas redes sociais, passando a estar presente no Facebook, Instagram, LinkedIn e X.