Começaram os Equality Days da UC

Os eventos são gratuitos e decorrem até dia 1 de junho no Pólo II da Universidade de Coimbra.

KP
Karine Paniza
31 maio, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Lançar uma semente para as questões sobre igualdade de género e reunir a comunidade da Universidade de Coimbra (UC) e a própria cidade, para refletirem sobre a promoção da diversidade no âmbito das áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática com a inclusão da área das Artes (STEAM) é o objetivo dos Equality Days da UC.

“Os Equality Days partiram de um sonho que tivemos”, revela a coordenadora do projeto, Clara Barata. “Pareceu-nos uma ferramenta muito útil para desmistificar alguns dos estereótipos que nós temos em torno das questões da desigualdade” e para a primeira edição “decidimos nos focar nas questões de género”.

Entre os dias 30 de maio e 1 de junho vão ter lugar diversas atividades, desde performances artísticas, que incluem uma exposição, teatro, workshops, cinema, conversas e música. Todas com o objetivo de desconstruir estereótipos de género.

As atividades pretendem ser “hands on, onde as pessoas vão poder mexer e pensar sobre o tema da igualdade e oportunidades para as mulheres nestas áreas”, explica Ana Santos Carvalho da comunicação e disseminação do projeto Equal.STEAM.

Eis o que pode fazer:

O evento de abertura contou com a exposição “Glossário Feminista Ilustrado”. Organizado pela Casa da Esquina de Coimbra a exposição foi criada pelas artistas Biakosta, Amargo e Filipa Namorado que pretendem clarificar alguns dos conceitos feministas através da arte. “Quando respondemos ao desafio lançado pela Universidade de Coimbra achámos que esta exposição se adequava e era a cara do projeto”, afirma Ana Costa da Casa da Esquina de Coimbra. Por isso, “convidamos 3 artistas que tem o mérito de, além de serem extremamente talentosas, pensam a arte como intervenção social”, acrescenta Ana Costa.

O dia 30 contou ainda com a estreia da peça de teatro “QUORUM - em cada decisão que tomamos, em cada ato que executamos, como manter a justiça?” produzida pela Marionet especialmente para os Equality Days da UC.

Saiba mais sobre os Equality Days UC aqui.

A informação detalhada sobre cada uma das iniciativas e o formulário de inscrição estão disponíveis em https://www.uc.pt/equal.steam/equality-days-intervencao-artistica-pela-integracao-de-raparigas-e-mulheres-em-areas-steam/. As inscrições também podem ser realizadas para o endereço equal.steam@uc.pt.