UC promove Equality Days, um evento cultural de sensibilização sobre estereótipos na atração e retenção de mulheres nas áreas tecnológicas

Iniciativa, que vai decorrer no Pólo II entre 30 de maio e 1 de junho, inclui um concerto da rapper Capicua, com entrada livre.

RS
Rui Marques Simões
22 maio, 2023≈ 5 mins de leitura

Exposição, teatro, workshops, cinema e música (incluindo um concerto da rapper Capicua) compõem o programa da primeira edição dos Equality Days, que a Universidade de Coimbra (UC) organiza entre 30 de maio e 1 de junho. O evento artístico – com entrada gratuita, sujeita a inscrição – tem o objetivo de sensibilizar a comunidade para a atração e retenção de raparigas e mulheres nas áreas STEAM [Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática], discutindo fatores multidimensionais que tendem a afastá-las sobretudo de domínios mais tecnológicos.

Enquadrado no projeto Equal.STEAM da UC, um programa integrado de atração e retenção de raparigas e mulheres no ensino superior em áreas tecnológicas e engenharias, financiado pelo Programa Operacional de Capital Humano (POCH), o evento Equality Days congrega um conjunto de performances artísticas, com o objetivo de desconstruir estereótipos de género. As ações vão decorrer no Polo II da UC – a maioria no Dome instalado no parque de estacionamento sudeste do Departamento de Engenharia Civil (DEC).

No primeiro dia, terça-feira (30 de maio), pelas 15h30, decorre a sessão de abertura do Equality Days (com a presença da Pró-Reitora da UC para o Planeamento e Sustentabilidade, Patrícia Pereira da Silva) e a inauguração da exposição “Glossário Feminista Ilustrado”, no átrio do Departamento de Engenharia Informática. Pelas 21h00, sobe ao palco do Dome, no DEC, a peça teatral “Quorum”, também integrada no Projeto Equal.STEAM.

Na quarta-feira, dia 31, o Dome do DEC recebe os workshops “Impressão Botânica” (10h30) e “Batucada do Ó – Oficina de música de intervenção sobre igualdade de género” (15h00) e a demonstração “Pole Dance – Ferramenta poderosa na desconstrução de estereótipos de género” (16h30). E, pelas 19h00, é exibido, pela primeira vez, o filme “VERTERE: O Ser em (Des)construção”, uma criação colaborativa com a comunidade UC produzida pela Ponto Criação e com a parceria/apoio do LIPA - Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas da UC, no âmbito do projeto Equal.STEAM (Auditório Laginha Serafim, também no Departamento de Engenharia Civil).

Por fim, no terceiro e último dia do Equality Days, quinta-feira, 1 de junho, decorrem o workshop “Tenchi Tessen, meditação em movimento” (10h00, no exterior da Casa Costa Alemão), uma conversa com Capicua (15h00, na Rádio Universidade de Coimbra, com transmissão em direto) e, a fechar, o concerto da rapper portuense (19h00, Dome do DEC).

“O Projeto Equal.STEAM integra um conjunto de 17 atividades que visam, pela agregação de linguagens e perspetivas multidimensionais, desconstruir estereótipos de género e delinear processos de intervenção, que persistam para lá do termo do projeto. Embora o Equal.STEAM se direcione sobretudo para a atração e retenção de raparigas e mulheres nas áreas tecnológicas e na carreira científica, o nosso propósito mais amplo é gerar dinâmicas para a transformação de profecias autorrealizadas e de conceções estereotipadas. Nesse sentido, o Equality Days, como evento público de encerramento do projeto, agrega ações de sensibilização, através de diversas linguagens artísticas, sobre os fatores que podem condicionar ou dificultar a plena liberdade de escolha para todas as mulheres e abre o debate, não apenas à UC, mas também, e sobretudo, a toda a comunidade envolvente que convidamos a participar”, declara a coordenadora do projeto, Vice-Reitora da UC para o Ensino e Atratividade, Cristina Albuquerque.

A informação detalhada sobre cada uma das iniciativas e o formulário de inscrição estão disponíveis em https://www.uc.pt/equal.steam/equality-days-intervencao-artistica-pela-integracao-de-raparigas-e-mulheres-em-areas-steam/. As inscrições também podem ser realizadas para o endereço equal.steam@uc.pt.