Como se desenha uma investigação? conversa com estudantes de mestrado e doutoramento da UC

A rubrica mensal Como se Desenha uma Investigação? é um dos conteúdos em destaque na página de comunicação interna A Nossa UC.

31 agosto, 2021≈ 3 mins de leitura

© DCom

O Bernardo, o João e a Daniela são estudantes de doutoramento da Universidade de Coimbra (UC). Fazem parte de um universo de mais de 25 mil estudantes e trabalham em áreas tão distintas como a Química, a História ou a Psicologia.

Como se Desenha Uma Investigação é uma rubrica mensal criada com o objetivo de dar a conhecer estudantes dos programas de mestrado e de doutoramento da UC, “que se encontram em diferentes etapas de desenvolvimento dos seus projetos” e são convidados a “partilhar os seus temas e objetos de estudo, as técnicas de pesquisa que utilizam como também os desafios desta fase do seu percurso académico”, revelam Inês Coelho e Catarina Ribeiro, da Divisão de Comunicação da UC, responsável pela iniciativa.

estudantes são convidados a partilhar os seus temas e objetos de estudo, as técnicas de pesquisa que utilizam e os desafios desta fase do seu percurso académico

O público da UC é convidado a mergulhar em cada um dos projetos de mestrado e doutoramento lado a lado com os seus autores, numa conversa que quer “percorrer algumas questões centrais que ajudam a desvendar os seus temas e que possibilitem a quem pensa iniciar um percurso formativo similar, encontrar algumas pontes de informação e experiência”, acrescentam as dinamizadoras. De acordo com Inês Coelho e Catarina Ribeiro, o objetivo passa também por “perceber quais podem ser as aplicações das suas investigações e o seu contributo para o conhecimento, e até mesmo para a sociedade”.

Enquanto “processo de desconstrução dos temas” a iniciativa assume-se como uma janela de comunicação de ciência: há uma “clara consciência da importância de [os/as estudantes] abordarem os seus projetos de uma forma que possa ser acessível para vários públicos, com interesses e formações distintas”, sublinham.

A rubrica tem uma periodicidade mensal e podem ser encontrados todos os episódios disponíveis em https://www.uc.pt/anossauc/investigacao/.

Fica o convite para ficar a conhecer mais histórias dos Serviços, Faculdades e Pessoas que diariamente fazem a Universidade de Coimbra em https://www.uc.pt/anossauc.

Notícia relacionada – /noticias/artigos/universidade-de-coimbra-reforca-comunicacao-interna/

Marta Costa