Concurso de Provas de Conceito UC dá um total de 100.000 euros a cinco invenções

A iniciativa, que conta com o apoio do Santander Universidades, recebeu 27 candidaturas.

Mv
Maria Cano e Ana Bartolomeu (texto e vídeo)
P(
Paulo Amaral (fotos)
20 dezembro, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC I DCOM

Organizado pela UC Business - Divisão de Transferência de Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC) com o apoio do Santander Universidades, o concurso Provas de Conceito UC premiou cinco projetos com um financiamento de 20.000 euros cada. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu esta quarta-feira, 20 de dezembro, na Sala do Senado da Reitoria da UC.

Os projetos vencedores apresentaram áreas e abrangências muito diversas. Desde introduzir materiais orgânicos para baterias, a aplicar borracha proveniente de pneus em fim de vida em superfícies, passando por métodos in vitro usados em tumores, até lentes de contacto modificadas com nanotecnologia e uma solução para reduzir simultaneamente a poluição por plásticos e a morte por infeções bacterianas.

O concurso pretendeu valorizar invenções de forma a poderem progredir na escala Technology Readiness Levels, TRL. A ferramenta é globalmente utilizada para medir o grau de maturidade de uma invenção ou tecnologia desde a conceção da ideia até à sua comercialização.

O Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, explica que “temos de investir nesta fase das provas de conceito”, para que os projetos possam evoluir na TRL e “termos mais aplicação da nossa investigação”.

Reforçando a importância do concurso, o Reitor acrescenta que o financiamento de 20.000 euros por cada invenção, num total de cinco, é “um investimento que nunca tivemos nas provas de conceito” e “se der certo vamos manter ou até aumentar”.

A opinião é corroborada pela Pró-Reitora da UC para o Empreendedorismo, Gabriela Fernandes. “É estratégico para a Universidade de Coimbra a valorização do conhecimento científico e tecnológico”, afirma a Pró-Reitora, acrescentado que “um dos mecanismos é a promoção de provas de conceito”.

Puderam candidatar-se a esta iniciativa, individualmente ou em equipa, todos os docentes, investigadores e empreendedores que desenvolvem atividades de investigação na UC, com invenções já patenteadas ou sinalizadas.

Os projetos premiados recebem um financiamento de 20.000 euros em apoio técnico e logístico (aquisição de bens e serviços; aquisição de equipamento e software).

Para a Diretora do Santander Universidades, Susana Galvão, a “iniciativa espelha a nossa missão: desenvolver pessoas e as empresas para prosperarem”. A responsável acrescenta que “Portugal é um país de inventores e inovadores”, desejando que “estas ideias sejam de facto promissoras”.

Projetos vencedores

Green ECOREDOX
Desenvolvimento de baterias de fluxo redox totalmente orgânicas (AORFBs) que funcionam em água neutra, utilizando solventes inócuos sem a necessidade de materiais caros, corrosivos ou tóxicos.
Promotor principal: João Sérgio Seixas de Melo

RubLiq
Tecnologia de reprocessamento da borracha por engenharia inversa que permite o aproveitamento deste material em fim de vida num leque alargado de aplicações para além das convencionais.
Promotora principal: Luísa Durães

3BBBioprinting
Avaliação de nanotecnologia avançada, já existente na UC e com potencial de transferência, para a administração de medicamentos para o tratamento do glioblastoma com base num modelo inovador de bioimpressão in vitro da barreira hemato-encefálica e do respetivo ambiente de tecido tumoral.
Promotora principal: Carla Vitorino

NanoLensTech
Dispositivo médico resultante da modificação da superfície de lentes de contacto hidrófilas comerciais sem necessidade de remover o epitélio da córnea. É clinicamente eficaz, seguro, indolor e com baixo tempo de recuperação da função visual.
Promotora principal: Elisa Julião Campos

CO2PhotoBioPlas
Método sustentável para preparar materiais plásticos biocompostos fotossensíveis à base de policarbonato, através de uma estratégia ecológica, utilizando o dióxido de carbono como reagente renovável, abundante e não tóxico.
Promotor principal: Rui Carrilho