Cons©elhos Repórteres 55+: vão ser divulgados os resultados do projeto que procura combater o isolamento social

Levado a cabo pela Universidade de Coimbra, em parceria com a Cáritas Diocesana de Coimbra, o Projeto CR55+ apresenta, esta quarta-feira, caminhos para a construção de comunidades inclusivas.

AB
Ana Bartolomeu
21 junho, 2022≈ 3 mins de leitura

É a ouvir quem melhor sabe e quem mais precisa que o Cons©elhos Repórteres 55+ (CR55+) procura garantir um envelhecimento digno e saudável nas localidades mais isoladas.

Levado a cabo por uma equipa multidisciplinar da Universidade de Coimbra (UC), em parceria com a Cáritas Diocesana de Coimbra, o CR55+ procura combater o isolamento social, valorizando a opinião de quem reside em meios rurais.

O projeto envolveu pessoas com mais de 55 anos que, ao longo dos últimos meses, fizeram o levantamento das condições que necessitam de ser melhoradas para a sua qualidade de vida.

Todo o processo foi seguido por especialistas em psicogerentologoa, geriatria, geografia do envelhecimento e intervenção participativa que, num contexto de co-investigação, reuniu as Faculdades de Medicina, Letras e Psicologia da Universidade de Coimbra.

As conclusões serão divulgadas esta quarta-feira (22 de junho), no Palácio Sacadura Botte (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC) a partir das 14h. As necessidades em falta estão identificadas por temas: “Saúde”, “Gestão e ordenamento do território”, “Viver no Lugar” e “Ativação Comunitária”.

Esta é também uma forma de promover a participação ativa das pessoas que residem isoladas em meio rural. O diagnóstico das necessidades locais é o primeiro passo para a transformação local e para a criação de comunidades inclusivas e participativas.

O projeto foi financiado pelo programa BPI Rural – Fundação la Caixa, que distingue iniciativas que promovem a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.