Debate na FMUC sobre expectativas geracionais nas necessidades de saúde

28 abril, 2015≈ 2 mins de leitura

© UC | François Fernandes

Diferentes estratos geracionais – jovens, adultos e idosos – reúnem-se na próxima quarta-feira, dia 29 de abril, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), no Polo III, para debaterem as “Expectativas geracionais nas necessidades de saúde”.

O debate tem início às 14h30m e é moderado pelo Bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, e pelo Diretor da Biblioteca das Ciências da Saúde da UC, Manuel Santos Rosa.

De acordo com a FMUC, promotora da iniciativa, «nas últimas décadas tem-se assistido a uma polarização geracional dos alvos em saúde. Isto é bem ilustrado por, nos finais do século passado, as crianças representarem o principal alvo geracional em saúde, atualmente substituídas pelos idosos. Possivelmente, num futuro próximo, atendendo à diminuição significativa da fecundidade na Europa, talvez a população adulta (especialmente os jovens), venha a ser o principal alvo de atenção, na tentativa da necessária reposição demográfica».

Inserido na Semana Cultural da Universidade de Coimbra, o debate vai centrar-se sobre a perceção de cada faixa etária em relação à saúde.  Pretende-se encontrar uma harmonização de necessidades e expectativas, em que cada geração possa contribuir de uma forma transversal para a melhoria da saúde.

Participam na discussão um grupo de seniores, recrutados pela Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, um grupo de alunos dos 9º e 11º anos de escolaridade, do Agrupamento de Escolas de Condeixa, e outro grupo de estudantes de Medicina.