Dia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra comemora-se amanhã

29 outubro, 2014≈ 3 mins de leitura

© UC | M. S. Rosa

O Bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, vai refletir sobre o “Futuro da Medicina em Portugal” no Dia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), que se assinala amanhã, dia 30 de outubro.

Também o professor Adriano Moreira participa nas comemorações do Dia da FMUC, que têm inicio, pelas 9h30m, no Auditório da Unidade Central, no Polo das Ciências da Saúde (Polo III), onde vai proferir a palestra “Quarta dimensão das Universidades” (às 12 horas).

De acordo com a Direção da Faculdade de Medicina da UC, «o Dia da Faculdade é um dia especialmente importante para a escola. Homenageiam-se aqueles que deram o melhor de si à Escola, premeiam-se alguns dos seus membros, incentivam-se os mais novos, apresentam-se os novos projetos e desafios, juntam-se esforços e reforçam-se laços de amizade e solidariedade entre todos».

Para além da apresentação pública das «linhas mestras da reforma curricular e pedagógica que entrará em vigor a partir de 2015/2016, teremos duas conferências da maior atualidade e importância: “Futuro da Medicina em Portugal” proferida pelo Bastonário da Ordem dos Médicos, prestando especial atenção ao futuro dos jovens médicos para quem se antevê um futuro particularmente difícil, e “Quarta dimensão das Universidades” proferida pelo Professor Adriano Moreira, personalidade do maior relevo nacional e internacional, estadista, politólogo, sociólogo, mas fundamentalmente académico, que se antevê de particular importância numa altura em que se discute o futuro e papel das Universidades em Portugal».

O consórcio Ageing@Coimbra, fundado em janeiro de 2013, e que levou a Comissão Europeia a considerar a Região Centro de Portugal como uma das 32 Regiões Europeias de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável – a única em Portugal –, bem como a «estratégia, dinamização e desenvolvimento do futuro Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento, a instalar, caso se concretizem as solicitações que a Direção da FMUC tem realizado, no degradado e abandonado Hospital Pediátrico antigo, serão igualmente tema de ampla discussão», conclui a direção.

Consulte aqui o programa integral das Comemorações do Dia da FMUC.