“Dinamismo” e “rejuvenescimento de ideias” no arranque de mais um ano letivo

A cerimónia da Abertura Solene das Aulas 2023/24 decorreu na Sala Grande dos Atos (Sala dos Capelos) da Universidade de Coimbra, a 27 de setembro.

M(
Maria Cano e Marta Costa (texto)
P(
Paulo Amaral (fotos)
27 setembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC I DCOM

Foi com a sessão solene de Abertura das Aulas que se deu, na Universidade de Coimbra (UC), o arranque oficial do ano letivo 2023/24. O Reitor da UC, Amílcar Falcão, reforçou que o “dinamismo associado ao contínuo rejuvenescimento de talentos e ideias é crucial para uma Academia que tem por obrigação enriquecer o legado de quem nos precedeu, continuando a construir uma universidade ímpar no panorama nacional e internacional”.

O momento serviu ainda para o Reitor da UC reforçar números e indicadores da instituição, garantindo que a UC se encontra "no caminho certo" para se manter "no pelotão da frente das universidades de investigação com expressão global”.

A importância das pessoas esteve presente ao longo de toda a intervenção. Para além de reforçar a "centralidade nas pessoas, na sua valorização, na sua qualidade de vida”, Amílcar Falcão acrescentou que “acolher e integrar os novos estudantes que escolheram a Universidade de Coimbra para prosseguir a formação superior tem sido uma prioridade”.

Já o Presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC) relembrou a criação do “Fundo Social António Luís Gomes", que vai "apoiar estudantes já a partir do presente ano letivo". João Caseiro realçou que, "na UC, a preocupação para com os Serviços de Ação Social existe" e que o apoio vai ser paralelo a outros existentes, tanto a nível nacional como universitário.

Na sessão, foi anunciada e apresentada uma novidade: uma peça cerimonial, em jeito de fanfarra, “para servir como marca musical de cada ano letivo”. “A Fanfarra do Paço”, da autoria de Luís Cardoso, foi ouvida na Sala dos Capelos, como a obra de 2023/24. De acordo com Amílcar Falcão, “o objetivo é valorizar o papel que a música tem nas cerimónias”.

Para além do discurso do Reitor da UC e do Presidente da DG/AAC, a sessão encerrou com a Oração da Sapiência proferida por Luís Simões, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC.

Reveja a cerimónia na íntegra aqui:

Emissão em direto realizada por Marta Costa, Maria Cano e Karine Paniza.