Do desporto para a vida - apresentação estudantes atletas de alto rendimento da UC

São 28 os estudantes atletas que integram o Programa de Apoio ao Alto Rendimento da Universidade de Coimbra (PAAR-UC) em 2022.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
24 março, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

“O desporto é uma escola muito importante para a vida”, referiu o Reitor da Universidade de Coimbra (UC). Amílcar Falcão recebeu alguns dos alunos que se incluem no Programa de Apoio ao Alto Rendimento da Universidade de Coimbra (PAAR-UC) salientando que os atletas são “um exemplo para a sociedade, para os colegas”.

Foram 14 os estudantes recebidos na Sala do Senado, do grupo de 28 que englobam o PAAR-UC. Do judo ao atletismo, da canoagem ao ciclismo, do paraciclismo à natação ou o remo, os estudantes atletas da UC ouviram o Reitor da UC e receberam equipamento desportivo simbólico da Universidade.

A UC tem vindo a apostar e vai continuar a apostar na alta competição e rendimento, garantiu o Reitor da UC. “A Universidade está empenhada e está convosco”, garantiu Amílcar Falcão. De acordo com o responsável, os estudantes do PAAR-UC “são uma parte muito importante da UC e daquilo que é a sua missão e do que a universidade pode dar, através de vocês também, a toda a comunidade académica”. “Para além de formar, temos de formar pessoas, dar-lhes oportunidade para que possam fazer e ver coisas diferentes. E isso faz de todos pessoas melhores, mais competentes e que são o futuro do País”, sublinhou Amílcar Falcão.

“Estamos muito orgulhosos de vocês, a UC orgulha-se muito do vosso desempenho desportivo e académico”, acrescentou.

Eis o que pode fazer:

O Vice-Reitor para as áreas da Qualidade, Desporto e Serviços de Ação Social, António Figueiredo, referiu também que “o desporto na UC sempre foi de interesse, mas recentemente passou a ser de interesse estratégico”.

“Vocês são, do ponto de vista do desempenho, a expressão máxima” do Desporto da Universidade, acrescentou António Figueiredo. O responsável aproveitou a oportunidade de mostrar que “é difícil fugir ao orgulho que é ter-vos hoje aqui e mostrar-vos quão importantes são para a comunidade UC”.

António Figueiredo aproveitou para revelar que está aberto o prazo de candidatura às bolsas Santander Estudante Atleta da UC, que englobam “um reconhecimento pelos desempenhos desportivos, sem deixar de trazer ao algoritmo o desempenho académico”.

No PAAR-UC incluem-se os cinco alunos da UC que participaram nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio em 2021, Catarina Costa (Judo / Faculdade de Medicina), Gabriel Lopes (Natação / Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física), Irina Rodrigues (Atletismo / Faculdade de Medicina), Diogo Cancela (Paranatação / FCTUC) e Telmo Pinão (Paraciclismo / Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física).

Neste ano letivo, a Universidade de Coimbra tem cerca de uma centena de alunos com estatuto de estudante atleta e mais de três mil pessoas da comunidade académica a participar nas atividades físicas e desportivas promovidas pelo Desporto UC.

Conheça melhor o percurso de Sofia Gomes, estudante da Faculdade de Farmácia da UC e atleta que integra o PAAR-UC, através da rubrica Caminhos na UC. Fique também a conhecer outros projetos e iniciativas para a Comunidade UC na página “A Nossa UC”.