UC Sports Week encerra com passeio de bicicleta entre os polos da UC

A Rota UCicletas juntou elementos da Comunidade UC num passeio na cidade para mostrar que é possível “ir aos vários locais da Universidade e uni-los” de bicicleta.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
15 abril, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Um passeio que tem como objetivo “promover a mobilidade sustentável e ativa”. Foi assim que no domingo, 14 de abril, alguns elementos da Universidade de Coimbra (UC) participaram na Rota UCicletas. Um circuito, em forma de passeio que percorreu alguns pontos da cidade e Universidade, em bicicleta.

A iniciativa, enquadrada na UC Sports Week, quis transmitir a mensagem de que, no dia-a-dia, nas deslocações de casa para o trabalho ou aulas, a comunidade UC “pode utilizar meios de transporte mais sustentáveis e ativos, como a bicicleta, ir a pé ou combinar meios de transporte”, explica a Pró-Reitora da UC com a pasta do Desporto, Filipa Godinho. A responsável conta que, “mesmo que algumas zonas da cidade não estejam tão bem preparadas, é preciso demonstrar que há essa necessidade”.

Sair do Estádio Universitário, junto ao rio e Parque Verde, ir até ao Polo 2, passar pela Alta Universitária, atravessar o Jardim Botânico, chegar até o Polo 3 e regressar. Um circuito que pretendeu mostrar que é possível “ir aos vários locais da Universidade e uni-los” de bicicleta, acrescenta Filipa Godinho.

Eis o que pode fazer:

A UC Sports Week realizou-se durante a semana de 8 a 14 de abril e levou atividades relacionadas com o “Desporto a todos os polos da UC”. A primeira edição do evento foi “um desafio”. “Tentámos espelhar o que é a nossa atividade e refletir o que pretendemos para o desporto na UC”. Filipa Godinho acredita que foi possível conciliar e promover o desporto para, ao mesmo tempo, potenciar o desenvolvimento de uma “comunidade académica mais ativa”.

“Levar o Desporto aos vários polos da Universidade e desafiar as pessoas a pensar de que forma é que cada uma das áreas se liga e pode contribuir para o desporto”. Em 2024, a UC Sports Week focou-se nas áreas da Ciência e Tecnologia e na Medicina, mas, para o futuro, a Pró-Reitora da UC lança o desafio a áreas como o Direito ou a Psicologia, ligadas ao Desporto.

A primeira edição “correu muito bem” e demonstrou “o potencial da UC em dar resposta aos desafios da sociedade, no desporto e não só”, garante Filipa Godinho. Para a responsável, é possível, “cada vez mais, criar sinergias entre as faculdades, unidades orgânicas e áreas do saber”.

O programa completo da primeira edição da UC Sports Week está disponível em https://www.uc.pt/desporto/uc-sports-week/.