“Trilogia vencedora” quer trazer Fases Finais dos CNU 2025 para Coimbra

Candidatura às Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários de 2025 foi dada a conhecer no Estádio Universitário de Coimbra.

MC
Maria Cano
KP
Karine Paniza
08 abril, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | DCOM

Os dados estão lançados. A Associação Académica de Coimbra (AAC) apresentou esta segunda-feira, 8 de abril, a sua candidatura à organização das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) de 2025 com o apoio da Universidade de Coimbra (UC) e da Câmara Municipal de Coimbra (CMC).

Coube ao vice-presidente da Direção-Geral (DG) da AAC, Diogo Jorge Lopes, apresentar a “visão conjunta para o maior evento multidesportivo à escala nacional alguma vez realizado”.

Em números, Diogo Jorge Lopes fala em 1 500 “agentes desportivos a passar em Coimbra”, durante “14 dias de competição”, onde são esperadas “cerca de 30 Instituições do Ensino Superior, associações académicas e associações de estudantes”.

O presidente da DG/AAC, Renato Daniel, referiu que “esta candidatura surge apostando na trilogia vencedora que a cidade de Coimbra tem para oferecer”.

Renato Daniel salientou que a candidatura apresenta uma novidade: "a aposta na investigação” que passa por um estudo da Faculdade de Economia da UC sobre o “impacto socioeconómico” na cidade. Vai ainda permitir aos estudantes das faculdades de Medicina e Ciências do Desporto e Educação Física da UC "investirem na sua formação e retirarem dados”.

Eis o que pode fazer:

A candidatura em questão foi entregue à Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e o presidente da entidade, Ricardo Nora, reconheceu que o “pé direito com que começam será certamente um bom presságio para o que será 2025”.

Faltando ainda a aprovação por parte da FADU, para o presidente da CMC, José Manuel Silva, este é já um “projeto vencedor que une três das principais instituições da cidade”.

Aliás, UC, AAC e CMC estão juntas no Desporto em muitas outras iniciativas e candidaturas como fez questão de recordar o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

Do ponto de vista do desporto universitário, o Reitor da UC afirmou querer “continuar a criar uma dinâmica de realização de eventos desportivos de alto rendimento”, dando exemplos de candidaturas já apresentadas para os próximos anos como o “campeonato europeu de ténis e de padel”, o “mundial de padel” ou “o europeu de voleibol”.

Alguns dados da candidatura aos Campeonatos Nacionais Universitários 2025

• 1 500 agentes desportivos
  • 14 dias de competição
  • Cerca de 30 Instituições do Ensino Superior, associações académicas e de estudantes