Docente da FEUC na House of Lords

FEUC
31 outubro, 2022≈ 3 mins de leitura

Susana Jorge é professora Associada com Agregação da FEUC

No próximo dia 3 de novembro, no committee Room G da Câmara dos Lordes, em Londres, Susana Jorge, professora Associada com Agregação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) vai fazer uma intervenção na prestigiada instituição do Parlamento do Reino Unido.

A sua comunicação ocorre por ocasião do lançamento de um número da revista científica Public Money and Management, cuja publicação se iniciou há 35 anos pelo Chartered Institute of Public Finance and Accountancy (CIPFA) no Reino Unido.

A revista agora apresentada na Câmara dos Lordes – coeditada por Clive Grace, da Universidade de Cardiff – tem como tema Local public audit and accountability—an international and public value perspective e foi o número escolhido para apresentação de entre os demais números publicados em 2022.

A docente da FEUC participa nesta iniciativa da Câmara dos Lordes na dupla qualidade de presidente da rede de investigação em contabilidade pública CIGAR – Comparative International Governmental Accounting Research, e enquanto coautora de um artigo sobre “Auditing and political accountability in the local government: dealing with paradoxes in the relationship between the executive and the council.”. Em concreto, fará uma breve apresentação sobre o papel da auditoria e dos auditores externos na relação entre os órgãos autárquicos, executivo e assembleia. Serão destacados o impacto dessa relação no conteúdo e no uso das opiniões e relatórios de auditoria, bem como o papel destas opiniões e relatórios na melhoria da responsabilização política dos órgãos eleitos locais, tomando como referência o contexto do governo local português.

Para o Diretor da FEUC, Álvaro Garrido, que estará presente na sessão na Câmara dos Lordes, além de um ato simbólico de grande importância para a Universidade de Coimbra, este momento traduz o reconhecimento internacional da excelência de ensino e investigação que se pratica na FEUC, em concreto na área de Gestão de Empresas e nos domínios da contabilidade e finanças.