EC2U prepara a candidatura ao programa “Alianças de Universidades Europeias” em Coimbra

O consórcio "European Campus of City Universities" é composto pelas universidades de Coimbra, Alexandru Ioan Cuza of Iasi, Pavia, Poitiers, Salamanca e Turku.

19 dezembro, 2018≈ 4 mins de leitura

A 15 de dezembro de 2018 reuniram-se em Coimbra representantes do consórcio European Campus of City Universities (EC2U) para preparar a candidatura ao programa “Alianças de Universidades Europeias”, dentro da “Ação-Chave 2” (KA2) do Programa Erasmus +.

As “European Universities Alliances” constituem um novo modelo de consórcio que podem integrar entre 4 e 6 universidades europeias passível de financiamento dentro do programa Erasmus+. O objetivo dos consórcios a financiar é promover a mobilidade interna, a partilha de processos, recursos e redes, conseguindo uma competitividade conjunta que abra novos horizontes aos estudantes, docentes, investigadores e funcionários, dentro de uma visão partilhada do papel das universidades nas comunidades em que se inserem e num mundo cada vez mais global.

Após um ano de trabalhos preparatórios, baseados numa extensa história de cooperação académica, as universidades de Coimbra (Portugal), Alexandru Ioan Cuza of Iasi (Romania), Pavia (Itália), Poitiers (França), Salamanca (Espanha) e Turku (Finlândia) criaram o consórcio “European Campus of City-Universities (EC2U)”, que vai submeter uma candidatura à fase piloto dessa nova ação.

O consórcio multicultural e multilinguístico, composto por seis universidades fortemente ancoradas nos respetivos territórios, localizado no Norte, Sul, Este e Oeste da Europa, com uma longa história de ensino e investigação, tem por ambição contribuir de forma eficaz para o desenvolvimento de uma Europa mais inclusiva e mais forte, através da promoção dos valores europeus e da realização desses valores no quotidiano de todos os cidadãos. Com a criação do seu Campus Europeu, o consórcio vai desenvolver atividades sustentáveis que vão fortalecer a ligação entre Ensino Superior, Investigação e Inovação, em ligação estreita à sociedade.

A Universidade de Coimbra participou ativamente na construção deste consórcio desde o primeiro momento. A decisão formal de participar foi validada em sessão do Senado de 6 de junho do ano corrente.

A reunião de Coimbra foi um marco importante no processo de finalização da candidatura, tendo contado com a presença de 24 representantes das instituições envolvidas e ainda da Câmara Municipal de Coimbra. O Reitor da UC, João Gabriel Silva e a Vereadora para a Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, Carina Gomes, receberam conjuntamente os representantes do consórcio e expressarem o apoio de ambas as instituições a esta importante aliança.

EC2U Coimbra meeting