Faculdade de Economia apresenta o programa para a abertura do ano letivo 2021-22

Um dos pontos altos do programa vai ser a receção aos novos estudantes das quatro licenciaturas da FEUC, dia 6 de outubro, pelas 14h30.

30 julho, 2021≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Para assinalar o início do novo ano letivo e mobilizar a comunidade académica, a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) planeou um variado programa de atividades de acolhimento e integração dos estudantes, a realizar nos seus espaços. As iniciativas estendem-se por cerca de três semanas, a partir da abertura das aulas, a 20 de setembro.

Dando seguimento ao conceito de programação cultural-académica criado no ano letivo anterior, este conjunto de iniciativas tem como objetivos mobilizar a comunidade académica da FEUC e abri-la à sociedade, atrair os estudantes em condições de segurança e promover o debate sobre as grandes questões do nosso tempo, nomeadamente acerca dos temas da sustentabilidade ambiental e da crise climática global.

A programação tem início a 20 de setembro, com a abertura da exposição de fotografia Carpe Mundum: ambiente e sustentabilidade, que estará patente no átrio do bloco de ensino da FEUC.

No dia 22 de setembro, pelas 17h00, terá lugar no auditório da FEUC a conferência de abertura do ano letivo, proferida por Filipe Duarte Santos, intitulada “O desafio das alterações climáticas no século XXI e seguintes”. A sessão será encerrada pelo Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

No dia 24 de setembro, será a tomada de posse da nova direção da Associação de Antigos Estudantes da FEUC e apresentação do respetivo plano de atividades, com a presença do Vice-Reitor João Nuno Calvão da Silva.

O programa prossegue a 30 de setembro , com um momento de homenagem a Boaventura de Sousa Santos, com participação do ator Ricardo Correia. A iniciativa cultural designa-se “Encontro(s) Poético(s) com Boaventura de Sousa Santos”, a propósito das suas obras, recentemente publicadas, 139 Epigramas para sentimentalizar pedras e Rap Global.

Um dos pontos altos do programa vai ser a receção aos novos estudantes das quatro licenciaturas da FEUC, dia 6 de outubro, pelas 14h30.

A 8 de outubro realiza-se uma sessão de apresentação do CeBER aos estudantes de mestrado e doutoramento das áreas de Economia e Gestão, assim como uma sessão de acolhimento dos novos alunos do MBA Executivos.

O programa encerra a 13 de outubro, com um workshop organizado pela revista Notas Económicas que constitui, também, uma homenagem a Adelino Fortunato, ex-docente da FEUC, especialista em temas de economia da energia.

Tanto quanto as circunstâncias da pandemia o permitam, e observando as regras e orientações da UC, as atividades pretendem restabelecer dinâmicas presenciais e promover sinergias entre ciência e cultura, investigação e ensino.

 

 

FEUC
Partilhe