FEUC realiza seminário sobre as crises na economia portuguesa

FF
FEUC
12 março, 2024≈ 3 mins de leitura

© João Duarte - FEUC

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) acolhe, no próximo dia 13 de março, pelas 14h00, no Auditório, uma palestra intitulada Crises na Economia Portuguesa: de 1910 a 2022, que terá como orador Luís Aguiar-Conraria, Professor Catedrático da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

As duas mais recentes crises da economia portuguesa – uma associada à crise da dívida e ao recurso à troika, e a outra associada à pandemia de COVID-19 – estão ainda frescas na memória dos portugueses pela dimensão do seu impacto nas suas vidas. Mas as suas origens e dinâmicas não podiam ser mais diferentes. Estas e outras crises são analisadas no livro “Crises na Economia Portuguesa: de 1910 a 2022”, publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, e que contou com a participação de Ricardo Reis (London School of Economics), Luís Aguiar-Conraria (EEG-U.Minho), Pedro Bação (FEUC-U.Coimbra), Isabel Horta Correia (U.Católica), José Alberto Ferreira (European University Institute), José Tavares (U.Nova), Nuno Valério (ISEG-U.Lisboa) e José Varejão (FEP-U.Porto).

O livro (que pode ser obtido em formato digital na página da Fundação Francisco Manuel dos Santos) será o ponto de partida de Luís Aguiar-Conraria para uma discussão sobre que crises ocorreram na economia portuguesa, quais foram as suas causas e como terminaram.

Estas iniciativas destinam-se a todas/os as/os estudantes de licenciatura e pós-graduação da FEUC, sendo abertas à comunidade. O evento é organizado por Pedro Bação, Professor Associado da FEUC, com o apoio do Gabinete de Empregabilidade e Empresas e integra o Programa da Unidade Curricular (UC) FEUC Skills (0,25 ECTS).