UC na Futurália 2025: "É só o teu futuro"

A Universidade de Coimbra marca presença na Futurália - Feira de Educação, Formação e Empregabilidade, que decorre na FIL, em Lisboa, até 29 de março.

AB
Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
27 março, 2025≈ 3 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

"A resposta está à tua frente, literalmente", é assim que a Universidade de Coimbra (UC) se apresenta aos potenciais futuros estudantes que, por estes dias, visitam a Futurália - Feira de Educação, Formação e Empregabilidade, na FIL, em Lisboa. "Sem pressão, é só o teu futuro" lê-se num dos separadores que identificam as oito faculdades da UC. No entanto, na Futurália, a pressão mostra estar mais do lado dos voluntários que se desdobram para conseguir atender a todos os estudantes que se dirigem ao stand da Universidade de Coimbra.

"Comparando com há três anos, quando vim cá como visitante, sinto que hoje os estudantes estão muito mais interessados do que quando era eu, trazem ideias concretas", considera Gustavo Valente, aluno do 3.º ano da licenciatura em Estudos Europeus da Faculdade de Letras da UC. "Fizeram-me perguntas muitos específicas relativamente ao plano curricular, as opções extra que a FLUC oferece, os cursos de línguas", acrescenta. O alojamento, a vida académica e o processo de adaptação ao ensino superior são questões também muito colocadas, envoltas sempre em algum receio. No entanto, Gustavo Valente procura tranquilizar os futuros estudantes, "todos temos medo no primeiro dia, mas estamos todos para o mesmo e ajudamo-nos uns aos outros na integração".

Como estudante deslocada, Catarina Ferreira, do 2.º ano da licenciatura de Bioquímica, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, partilha a sua própria experiência, "quando vim para Coimbra não tinha ninguém, mas agora estou na Tuna e no Núcleo de Estudantes". A estudante considera que "não se deve ir para a Universidade só para fazer o curso". Aos futuros estudantes, Catarina Ferreira procura dar a conhecer todas as atividades culturais e desportivas disponíveis em Coimbra, cidade onde garante que encontram "uma segunda família".

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque os cookies não foram aceites.

Eis o que pode fazer:

aceder ao conteúdo na sua localização original ou gerir as suas preferências de cookies e recarregar a página

Patrícia Almeida, aluna do 2.º ano de Sociologia na Faculdade de Economia da UC já esclareceu muitas dúvidas "nas áreas de economia e gestão porque são os cursos que têm um maior número de vagas". Também sente que os estudantes do secundário que ali chegam estão seguros do que querem. "Quais são as unidades curriculares, como são os professores, se o curso é difícil", são as principais questões colocadas.

Entre folhetos informativos e brindes, cada faculdade traz à Futurália algo interativo para estimular o interesse pelos cursos. A Faculdade de Medicina da UC, por exemplo, dá a conhecer as primeiras técnicas para suturar uma ferida e alguns dos procedimentos de suporte básico de vida. A Faculdade de Ciências Do Desporto E Educação Física da UC desafia a um jogo de equilíbrio onde é necessário "usar os pés como mira para acertar nos pássaros", explica Bernado Silva, estudante do 2.º ano.

A Futurália decorre até 29 de março na FIL – Feira Internacional de Lisboa, localizada no Parque das Nações. O evento está aberto das 10h00 às 18h00 nos dias 26 a 28, e das 11h00 às 19h00 no dia 29.

Partilhe