“Grandes Planos” para a programação especial do aniversário da antena mais universitária de Portugal

A Rádio Universidade de Coimbra comemora 32 anos a 1 de março e as festividades estendem-se ao longo de todo o mês.

27 fevereiro, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC | Vittorio Aranha

“É quase tudo com prata da casa”, revela o vice-presidente da Rádio Universidade de Coimbra (RUC), Ricardo Vaz, ao referir-se aos eventos programados para o 32.º aniversário. Um mês inteiro de atividades, com algumas surpresas ainda por apresentar.

A arrancar as festividades, já a 10 de março no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), o “antigo colega” da RUC, João Moreira, é mestre de cerimónia a um evento de humor com a presença do Jovem Conservador de Direita e O Humorista. No mesmo dia, mas à noite, os convidados seguem para o Aqui Base Tango, para uma conversa informal sobre o humor em Portugal.

A 17 de março, é na Casa das Artes Bissaya Barreto que se realiza uma transmissão especial e em direto do programa BBT Sun Rádio. Os concertos de corredor também fazem parte do programa do aniversário da RUC. Da autoria dos locutores Alexandre Gigas e André Quaresma, o projeto GAQ “combina a imagem, a música e a poesia”, e vai acontecer a 24 de março.

Do programa comemorativo fazem ainda parte dois debates. Com data e hora ainda por anunciar, a RUC vai transmitir em direto conversas acerca do Ensino Superior e da saúde na região Centro.

Cartaz 32 anos RUC

Para finalizar as comemorações “em grande estilo”, a 30 de março a RUC apresenta um concerto de tributo a Fausto Bordalo Dias. “Decidimos que o toque final seria esse. Baseamo-nos em música portuguesa e a partir daí foi começar a esmiuçar à procura do perfeccionismo, do que ia ser o ideal”, contou o presidente da RUC, Ivo Simões.

A direção musical do concerto é de Buga Lopes e vão participar a Tuna Académica da Universidade de Coimbra (UC), a Orquestra Académica da UC, o Coro Misto da UC e outros convidados. O evento acontece no Conservatório de Música de Coimbra.

Ricardo Vaz revela que a decisão de encerrar com o tributo musical reflete o objectivo da programação em “ter um mês recheado e não esgotar os cartuchos do aniversário logo no início do mês com o concerto”.

A Rádio Universidade de Coimbra emite localmente em 107.9FM e online em ruc.pt

Vittorio Aranha, Estudante da FLUC