Experimental, apaixonada e livre – a RUC abre inscrições para os cursos 2021/22

Inscrições estão abertas até 15 de outubro e podem ser feitas de forma online ou presencialmente.

31 agosto, 2021≈ 3 mins de leitura

© DR | RUC

A Rádio Universidade de Coimbra (RUC) abriu os prazos para os cursos 2021/22. Juntar o “experimental e associativo, com o profissional e dedicado” é o objetivo das formações da RUC que “para além de rádio local e universitária, tem esta natureza de rádio escola” conta a presidente da administração da RUC, Rita Brás.

Conhecer a RUC é aceder a muitos mundos e a muitas pessoas

Os cursos disponibilizados são de três departamentos da Rádio: Locução e Realização, Informação, Técnica de Radiodifusão e, este ano, abrem-se ainda vagas para o curso de Relatos. Rita Brás explica que “são cursos focados na academia, na cidade e no que a RUC faz – de carácter experimental, apaixonado e livre, mas também profissional, e isso vê-se nas pessoas que, depois de saírem daqui, fazem disto «vida»”.

“Com uma componente teórico-prática muito forte” os cursos RUC convidam os formandos a ter “contacto com os equipamentos e experiências”, adianta Rita Brás. A presidente da administração sublinha uma ideia: “partilha”. “Quem agora aprende, um dia ensinará. E apesar de serem cursos muito diferentes, há lugares em comum a todos eles”. Por exemplo, há um “trabalho coletivo” para a emissão não falhar. “É essa partilha que diferencia os cursos RUC”.

Devido ao contexto atual, “para assegurar a segurança de formandos e formadores, os cursos sofreram alterações e adaptações”, revela ainda Rita Brás. A presidente da administração RUC adianta ainda que “há ainda outras atualizações que decorrem das próprias áreas dos departamentos”. “São formações RUC que conhecemos, mas atualizadas”.

“É uma oportunidade incrível de conhecer, não só a rádio, mas também a cidade e a academia. Para quem está a entrar ou está no Ensino Superior, é um bom componente à formação académica, mas para quem não está, é um bom componente à formação de vida”, destaca Rita Brás. “Conhecer a RUC é aceder a muitos mundos e a muitas pessoas. Acaba por ser um oásis do que a cidade tem para oferecer”, conclui a responsável.

As inscrições podem ser feitas até 15 de outubro através de formulário online, ou presencialmente na secretaria da RUC.

Mais informações sobre os cursos RUC podem ser encontradas em https://www.ruc.pt/cursos.

Marta Costa