UC na Futurália: "A nossa história é a tua"

A Universidade de Coimbra marca mais uma vez presença na maior feira de educação, formação e empregabilidade do País. A Futurália decorre na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, até 23 de março.

Ana Bartolomeu
Marta Costa
21 março, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Após longos minutos junto ao stand da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), André Ferreira descobriu a oferta formativa da FLUC. No 11.º ano e a estudar na área de Humanidades, André está “dividido entre psicologia e arte”. O curso de Estudos Artísticos foi o que lhe chamou mais a atenção, tanto pelo plano de estudos como pela média de ingresso. Sobre Coimbra, admite que “gostaria de ir, é uma cidade bonita”.

Se uns ainda têm dúvidas, outros visitam a Futurália apenas para confirmar a decisão já tomada. É o caso de Ana Ferrão. A estudante do 12.º ano tem como primeira opção o curso de Gestão na Faculdade de Economia da UC, mas fazia-lhe falta um contacto mais pessoal e direto, “com pessoas que fossem dar uma opinião mais estruturada”. Diz ter saído esclarecida sobre “a dificuldade do curso, as disciplinas, a residência e a vida académica”. Visitou o certame acompanhada pelas colegas Sara Silva e Andreia Costa, também “inclinadas” a vir estudar para Coimbra, mas para o curso de Engenharia e Gestão Industrial. “Acho que a Universidade de Coimbra é muito forte nesses cursos”, considera Sara Silva.

Sob o mote "A nossa história é a tua", a Universidade de Coimbra marca mais uma vez presença na Futurália, a maior feira de educação, formação e empregabilidade do País. Sejam potenciais alunos, ou pais de alunos, quem visita o stand da UC pode contactar com serviços da instituição e, acima de tudo, conversar com vários representantes e estudantes das faculdades e da Associação Académica de Coimbra. Uma participação que, de acordo com a Vice-Reitora responsável com as pastas do Ensino e Atratividade da UC, Cristina Albuquerque, "prende-se, essencialmente, com a possibilidade de dar a conhecer aos alunos do pré-universitário a oferta formativa inovadora e competitiva que nos caracteriza".

Da oferta de brindes a atividades relacionadas com o curso para aguçar o interesse, a zona de stands da UC tem recebido a visita de inúmeros jovens. “Muitos já vêm do 9.º ano a procurar seguir um curso na Universidade de Coimbra”, relata Joel Ferreira, estudante da Faculdade de Medicina da UC.

Passar pelo stand da UC permite ainda "a proximidade dos estudantes com as faculdades e alguns dos serviços, para que todas as dúvidas possam ser esclarecidas e possam, em última instância, tomar uma decisão consciente dos sonhos que guardam para o futuro", sublinha Cristina Albuquerque.

A "Futurália – Oferta Educativa, Formação e Empregabilidade" decorre na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, até 23 de março.