Farmácia dos Pequenitos alia o saber dos adultos ao brincar das crianças

Organizada pelo Núcleo de Estudantes de Farmácia da Associação Académica de Coimbra, a iniciativa vai decorrer até 11 de abril no Portugal dos Pequenitos.

Marta Costa
Ana Bartolomeu
08 abril, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Como funciona uma farmácia? Que papel tem um farmacêutico na comunidade? Quais os passos de desenvolvimento de um medicamento? Estas são algumas das perguntas que podem ser respondidas na I Farmácia dos Pequenitos.

Desenhado para simular vários contextos farmacêuticos, em sintonia com o imaginário infantil, pretende-se "desconstruir a profissão farmacêutica”, conta Carolina Gonçalves. A presidente do Núcleo de Estudantes de Farmácia da Associação Académica de Coimbra (NEF/AAC), que organiza o evento, explica que é a partir do ciclo de vida do medicamento, “onde o farmacêutico tem um papel ativo”, que os mais novos vão descobrir “os vários sectores e áreas de intervenção” da profissão.

Os mais pequenos vão conhecer como funciona “a indústria, a investigação, o controlo de qualidade até à farmácia comunitária”. São atividades práticas, “dinâmicas e interativas”, sempre acompanhadas de voluntários do NEF/AAC. No mesmo espaço, sublinha Carolina Gonçalves, aliam-se “o saber do adulto e o brincar de criança”. Para além das atividades dentro do circuito, instalado no espaço do Castelo de Guimarães, estão ainda previstos momentos musicais e lúdicos ao longo da semana.

Para além de desmistificar alguns estereótipos, a presidente do NEF/AAC acredita que a primeira edição da Farmácia dos Pequenitos vai potenciar às crianças a “oportunidade única” de “sentir o que é o trabalho de um farmacêutico”.

A Farmácia dos Pequenitos encontra-se a partir de hoje, 8 de abril, dentro do Portugal dos Pequenitos. É a primeira edição da iniciativa, direcionada principalmente a crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mas aberta a todos os mais novos que queiram conhecer mais sobre o tema.

Aberta até 11 de abril, a atividade conta com o apoio da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, da Câmara Municipal de Coimbra, da Ordem dos Farmacêuticos, da Associação Nacional das Farmácias e das empreas Plural + Udifar e Bluepharma.

De acordo com a organização, para participar na Farmácia dos Pequenitos, é necessário adquirir bilhete de visita ao parque, não estando previsto nenhum custo adicional ao valor da entrada. Para grupos escolares, a reserva deve ser feita através do email servicoeducativo@fbb.pt. Mais informações sobre a atividade aqui.