Dezenas de estudantes reuniram-se em Coimbra para discutir o futuro do ensino superior e da cooperação entre universidades

70 jovens de vários países europeus estiveram na cidade para participar na " 1.ª Conferência dos Representantes Estudantis das Alianças Europeias de Instituições de Ensino Superior".

EC
EC2U Coimbra
18 dezembro, 2023≈ 5 mins de leitura

O evento decorreu em Coimbra de 8 a 10 de dezembro.

© Felippe Vaz

Entre 8 e 10 de dezembro, Coimbra recebeu 70 jovens de vários países europeus, que estiveram na cidade para participar na 1.ª Conferência dos Representantes Estudantis das Alianças Europeias de Instituições de Ensino Superior.

Coorganizada pela Federação Académica para a Informação e Representação Externa (FAIRe), pela European Students Union (ESU), pela Universidade de Coimbra (UC), pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e pela Associação Académica de Coimbra (AAC), a iniciativa teve como objetivo central promover a reflexão sobre o futuro das alianças europeias universitárias e do ensino superior na Europa a partir dos contributos da comunidade estudantil.

Ao longo de três dias, os estudantes reunidos em Coimbra, representantes de 37 alianças de universidades europeias, discutiram diversas temáticas centrais, nomeadamente a ação social, a mobilidade, a qualidade do ensino e o financiamento.

O evento decorreu no Convento São Francisco e no Colégio da Trindade, tendo contado com a participação de vários oradores, além dos representantes dos estudantes, nomeadamente o Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira; o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão; o Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva; o Presidente da CMC, José Manuel Silva; e o Presidente da Direção-Geral da AAC, João Caseiro.

Além dos 70 jovens e das entidades promotoras, marcaram também presença outras entidades apoiantes do evento, como a Agência Nacional Erasmus+, a Erasmus Student Network e a aliança EC2U – European Campus of City Universities, através da sua coordenação local de Coimbra, bem como o Coimbra Group, a European University Foundation ou o Forum of European Universities 2 – FOREU2.

A sessão contou ainda com a participação especial de Vanessa Debiais-Sainton, em representação da Comissão Europeia, na qualidade de diretora da unidade responsável pelas políticas e programas do ensino superior europeu na Direção-Geral da Educação, Juventude, Desporto e Cultura da Comissão Europeia.

Nas palavras de uma das representantes dos estudantes da EC2U, Lisa Schivalocchi, o encontro em Coimbra “foi um momento-chave para reunir os representantes estudantis das várias alianças universitárias e promover a troca de experiências e as boas-práticas”. “Como representante dos estudantes na EC2U sinto que aprendi muito”, acrescenta.

“Regresso à minha universidade com muitas ideias e inspiração que adquiri durante a conferência em Coimbra”, partilha o representante dos estudantes da Universidade de La Rochelle e da EU-Conexus, Léo-Onam Otiene. “Foi uma experiência incrivelmente enriquecedora”, sublinha.

Para a vice-representante dos estudantes da EC2U, Heloise Zilotti, durante o evento “foram partilhadas ideias significativas sobre programas de mobilidade, bem como sobre o envolvimento dos estudantes no processo de tomada de decisão das alianças universitárias”. O encontro em Coimbra “facilitou não apenas o networking, mas serviu também como catalisador para o pensamento colaborativo e para a partilha de conhecimento”, sublinha a estudante.

As alianças europeias universitárias são financiadas pela Comissão Europeia com a missão de promover alianças transnacionais de instituições de ensino superior da Europa, para beneficiar estudantes, docentes, investigadores e corpo técnico, como também a sociedade. Em muitos destes consórcios, e tendo como exemplo o caso da EC2U, várias entidades – como municípios e hospitais – são parceiros estratégicos das instituições de ensino superior.

De recordar que a Universidade de Coimbra é membro da EC2U, em conjunto com a Universidade de Poitiers (França), a Universidade Friedrich Schiller de Jena (Alemanha), a Universidade Alexandru Ioan Cuza de Iasi (Roménia), a Universidade de Salamanca (Espanha), a Universidade de Pavia (Itália), a Universidade de Turku (Finlândia) e a Universidade Johannes Kepler de Linz (Áustria).