Inquérito - Promover a Empregabilidade e o Sucesso de Carreira de Estudantes e Graduados da Universidade de Coimbra

O inquérito, enviado através de e-mail com link único e intransmissível, decorre até ao dia 29 de abril.

17 abril, 2024≈ 5 mins de leitura

O Centre for Business and Economics Research - CeBER (Centro de Investigação em Economia e Gestão), em conjunto com o Student Hub – Empregabilidade, promovem um estudo que visa compreender as atitudes e comportamentos que promovem a empregabilidade e o sucesso profissional dos estudantes finalistas da Universidade de Coimbra (UC).

A questão da empregabilidade é muito importante para a UC, pelo que esta pretende perceber, com o contributo de uma equipa de investigação, como pode apoiar, ativa e eficazmente todos os que nela estudam. Deste modo, esta investigação pretende compreender que experiências, atitudes e comportamentos são mais importantes na preparação para o acesso ao mundo do trabalho e à gestão do percurso profissional, nomeadamente:

a) O modo como a frequência universitária ajuda os estudantes a adquirirem competências que promovam o acesso a uma carreira profissional que corresponda às suas habilitações;

b) Os fatores individuais, sociais e contextuais que influenciam o sucesso profissional.

O inquérito consiste num questionário anual sobre a experiência enquanto estudante da UC, as ambições profissionais e planos de carreira, expctativas sobre a empregabilidade, processos e comportamentos de procura de emprego. Tratando-se de um estudo longitudinal irá ser solicitada a participação no estudo através do preenchimento de um questionário follow-up enquanto for estudante da UC e nos primeiros cinco anos após a integração no mercado de trabalho.

O questionário demora entre 10 a 15 minutos. Todas as informações pessoais serão tratadas duma forma agregada pela Divisão de Promoção da Qualidade da UC que as facultará à equipa de investigação sem possibilidade desta identificar os respondentes. A participação é voluntária e pode abandonar o estudo a qualquer momento.

O inquérito, enviado através de e-mail com link único e intransmissível, decorre até ao dia 29 de abril e a resposta ao mesmo habilita o/a estudante ao sorteio de dois bilhetes para a Queima das Fitas 2024.

Para esclarecimento de dúvidas relativamente ao estudo deverá contactar-se a investigadora responsável, Professora Doutora Teresa Carla Oliveira (tcarla@fe.uc.pt).

Informação legal e Consentimento Informado

A recolha dos dados, na base de instrumentos definidos pela equipa de investigação liderada pela Professora Teresa Carla Oliveira, é da responsabilidade da Divisão de Promoção da Qualidade da UC, os quais se destinam ao presente estudo e para fins de arquivo de interesse público ou para fins de investigação científica ou histórica. A Divisão de Promoção da Qualidade da UC garante o cumprimento do disposto no RGPD e demais legislação aplicável em matéria de dados pessoais e, também, que não me identificará através da utilização do Limesurvey, nem através de qualquer associação das respostas, nem prestará detalhe dos dados a qualquer outra entidade. Os dados resultantes dos questionários serão trabalhados e divulgados de forma agregada, impossibilitando a correspondência entre participantes e respetivas respostas. Os dados serão conservados durante 5 anos após a última interação com o titular dos dados. Enquanto titular dos dados, em conformidade com a Lei, tenho os direitos de acesso, de retificação, de apagamento, de limitação do tratamento, de portabilidade e de não ficar sujeito a decisões automatizadas, podendo estes ser exercidos a qualquer momento, por escrito, para tcarla@fe.uc.pt (também contactável para qualquer dúvida relativamente ao estudo). O Encarregado de Proteção de Dados da UC poderá ser contactado através de epd@uc.pt e a “Política de Privacidade e de Proteção de Dados da UC” está disponível em https://www.uc.pt/protecao-de-dados/politica-de-privacidade/.