Investigador do Centro de Estudos Sociais vence bolsa no valor de 1,4 milhões de euros

Com o projeto CROME, o investigador Miguel Cardina pretende "fazer uma história da memória das guerras e dos legados coloniais e anticoloniais desde o final dos conflitos até aos dias de hoje".

05 setembro, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A bolsa ERC Starting Grant, no valor de 1,4 milhões de euros, foi atribuída ao investigador do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC), Miguel Cardina, que vai agora “fazer uma história da memória das guerras e dos legados coloniais e anticoloniais desde o final dos conflitos até aos dias de hoje”. O investigador vai concretizar o projeto «CROME – Crossed Memories, Politics of Silence: The Colonial-Liberation Wars in Postcolonial Times/Memórias cruzadas, políticas do silêncio: as guerras coloniais e de libertação em tempos pós-coloniais».

De acordo com o CES, a investigação vai passar por Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, “territórios nos quais deflagrou a guerra”, e também por cabo Verde e São Tomé e Príncipe, “onde a matriz anticolonial foi determinante no processo de construção nacional”. O projeto CROME vai “explorar quadros teóricos inovadores no campo dos Estudos da Memória e apresentar novas perspetivas para o estudo das guerras coloniais e de libertação”.

Miguel Cardina é atualmente vice-presidente do Conselho Científico do CES.

As bolsas ERC têm apoio da União Europeia e têm como objetivo financiar a investigação no espaço europeu. Com a atribuição da Starting Grant a Miguel Cardina, este é o quinto financiamento ERC atribuído ao CES, num total de nove milhões de euros de apoio à investigação neste centro da UC.

Partilhe