Investigador do CES-UC ganha projeto ERC Consolidator para estudar património cultural na Índia e no Bangladesh

O investigador Sidh Losa Mendiratta vai liderar o projeto "ID-SCAPES – Construção Identitária: Arquitetura Religiosa e Paisagens Sacralizadas das Minorias Cristãs na Índia e no Bangladesh", financiado com cerca de 2 milhões de euros pelo Conselho Europeu de Investigação.

CC
CES-UC
23 novembro, 2023≈ 5 mins de leitura

O investigador Sidh Losa Mendiratta.

© CES | Ana Caldeira

O investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), Sidh Losa Mendiratta, acaba de ganhar um financiamento Consolidator Grant, atribuído pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), para liderar o projeto ID-SCAPES – Construção Identitária: Arquitetura Religiosa e Paisagens Sacralizadas das Minorias Cristãs na Índia e no Bangladesh.

De acordo com Sidh Losa Mendiratta, “o projeto ID-SCAPES centra-se no património cultural de influência portuguesa associado às minorias cristãs na Índia e no Bangladesh, património que é transcultural, multifacetado, e por vezes contestado, mas sempre essencial para a história, identidade e resiliência dessas mesmas minorias”. O estudo incide sobre a Ásia do Sul, investigando ao longo de 5 anos o património cultural e religioso construído antes do século XIX na Índia e no Bangladesh. A partir de investigação em arquivos em vários locais da Europa e dos E.U.A., e do trabalho de campo sobre edifícios religiosos selecionados, o projeto propõe uma lente de análise que vai além de estudos até agora realizados, incorporando fatores como a casta, as tradições artísticas locais e a ação do clero dito "nativo". O projeto ID-SCAPES tem em conta as diversas realidades e desafios das diferentes comunidades etnolinguísticas da Índia e do Bangladesh, e o papel essencial que a religião e o património cultural de natureza religiosa continuam a desempenhar na identidade coletiva dessas comunidades.

Este estudo assume particular urgência no momento em que vários países na Ásia do Sul estão a ser afetados por políticas e agendas hegemónicas, por vezes pondo em causa a integridade e gestão do património cultural de minorias religiosas. Nas palavras do investigador responsável, “muitas das igrejas da Índia e do Bangladesh fundadas antes do século XIX desapareceram, estão em ruínas ou foram profundamente transformadas, e há um sentimento de urgência em analisar e documentar as igrejas que restam”. O projeto produzirá uma base de dados visual, que inclui fotografias, desenhos e iconografia relativa a este corpo de arquitetura religiosa de elevado significado cultural, que reflete o diálogo entre a arquitetura de influência portuguesa e as influências locais da Ásia do Sul, mas também de países como a Itália, França e Holanda.

Ainda de acordo com Sidh Losa Mendiratta, o principal objetivo do ID-SCAPES é “produzir uma História Social da Arquitetura das igrejas e paisagens sacralizadas medievais e primo-modernas da Índia e do Bangladesh, revelando as influências de diversas agências, identidades e tradições nas várias escalas e dimensões dos conjuntos edificados”.

Com o ID-SCAPES, prevê-se um conjunto de impactos ao nível da produção de conhecimento científico original, formação de investigadoras/es em início de carreira, articulação com representantes de comunidades, associações religiosas e clero na Índia e no Bangladesh, e ainda a preservação através de documentação rigorosa de património cultural contestado ou em risco de erosão e desaparecimento.

Arquiteto e Doutorado em História e Teoria da Arquitetura, Sidh Losa Mendiratta é Investigador no CES-UC, e atualmente coinvestigador responsável pelo projeto «PORTofCALL. Encontros entre África, Ásia e Europa: Património cultural e portos de escala no Oceano Índico durante a Idade Moderna», financiado pela FCT

Este financiamento, num total de perto de 2 milhões de euros e um dos mais competitivos na Europa, é já o nono projeto do ERC conseguido por um/a investigador/a do CES. O objetivo das bolsas Consolidator é o de apoiar as/os investigadoras/es numa fase em que estão a consolidar as suas equipas de investigação independentes. Neste cenário, é de sublinhar mais esta atribuição a estudos conduzidos no CES-UC, representativa da qualidade e inovação de projetos que são desenvolvidos pelas/os cientistas da instituição.