Investigadores analisam segurança e riscos da indústria turística em novo livro

A obra “Safety and Tourism: a Global Industry with Global Risks” reúne artigos de 16 especialistas.

24 março, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Bartolomeu

Recentemente publicado, o livro “Safety and Tourism: a Global Industry with Global Risks”, editado pela investigadora do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) da Universidade de Coimbra (UC) e docente da Faculdade de Letras da UC (FLUC), Cláudia Seabra, e por Maximiliano E. Korstanje, pretende, em linhas gerais, dar um novo contributo para aprofundar o conhecimento sobre a perceção do risco na indústria do turismo.

A investigadora da UC explica que «a recente pandemia de covid-19, assim como muitos outros riscos globais, colocou a indústria do turismo à beira do colapso. Apesar dos avanços interessantes no estudo da perceção de risco, a teoria atual não é suficiente para entender e descrever os impactos de novos riscos globais que podem destruir a indústria numa questão de semanas».

Nesta obra, que reúne contributos de 16 investigadores, «são abordadas questões-chave relacionadas com os vários tipos de risco que afetam as perceções de segurança de turistas e viajantes», elucida Cláudia Seabra.

Os artigos presentes no livro «apresentam novas perspetivas e abordagens para paradigmas e teorias tradicionais, bem como novos métodos qualitativos, quantitativos e mistos que permitem ter uma visão geral de como vários tipos de risco estão a afetar a indústria do turismo em todo o mundo» e «lançam bases para uma nova compreensão da perceção de risco e da segurança turística, debatendo os próximos passos e os reais desafios da indústria num futuro não muito distante», destaca a docente.

Este livro aborda áreas como segurança e proteção; tipos de risco no turismo (nomeadamente violência, terrorismo e guerra); higiene e saúde; perigos naturais; riscos organizacionais; e os desafios para o futuro na investigação dos tipos de risco. A obra está disponível aqui.

A docente da Universidade de Coimbra colaborou também recentemente num artigo científico que analisou a cooperação entre hotéis. O estudo "Revealing cooperative behaviour arrangements within hotel marketing consortia", publicado na Tourism Management Perspectives, está disponível aqui.

Partilhe