Já são conhecidos os vencedores da 4.ª edição dos “Projetos Semente de Investigação Científica Interdisciplinar”

Saúde; Recursos Naturais, Agroalimentar e Ambiente; Clima, Energia e Mobilidade; Digital, Indústria e Espaço e Património, Cultura e Sociedade Inclusiva são as Áreas Estratégicas da UC destacadas nos prémios.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
30 março, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

No âmbito da 4.ª Edição do programa de financiamento para “Projetos Semente de Investigação Científica Interdisciplinar”, são entregues 100 mil euros para apoiar um total de cinco projetos de investigação interdisciplinar, um em cada Área Estratégica da Universidade de Coimbra (AEUCs).

O júri "escolheu áreas e projetos que considerou muito relevantes, mesmo multidisciplinares", garantiu o Vice-Reitor da UC para a Investigação, João Ramalho-Santos. "Pretende-se que sejam o que o nome diz: semente. E que sirvam para alavancar a carreira [dos investigadores] e outros projetos", acrescentou. Também o coordenador da Comissão de Ensino, Investigação e Desenvolvimento, Adérito Araújo, destacou a multidisciplinariedade dos “Projetos Semente de Investigação Científica Interdisciplinar” que, "valorizam a juventude e o contributo dos jovens" investigadores da Universidade.

A iniciativa, que tem o apoio do programa Santander Universidades do Banco Santander Totta, é dinamizada pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar (IIIUC). De acordo com Nuno Vieira, em representação do Santander Universidades, "é um orgulho enorme" a associação ao projeto que, espera, "seja o catapultar para outros no futuro".

A sessão de entrega de prémios aos vencedores aconteceu a 30 de março, na Sala do Senado da UC.

Lista dos cinco projetos vencedores:

AEUC Saúde

Título: ValorIzar o Desperdício Alimentar (VIDA)

Investigadora Principal: Mónica da Rocha Zuzarte

Afiliação: CIBB - Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia

O projeto VIDA aposta no aproveitamento de desperdícios alimentares para a obtenção de vesículas com potencial aplicação na saúde, nomeadamente no desenvolvimento de estratégias inovadoras de entrega de fármacos dentro da célula.

AEUC Recursos Naturais, Agroalimentar e Ambiente

Título: Development of biofiltration strategies for water recovery (BIOFREE)

Investigadora Principal: João Manuel Ferreira Gomes

Afiliação: CIEPQPF - Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta

O projeto BIOFREE tem como objetivo remover fármacos e bactérias multirresistentes das águas residuais permitindo a sua reutilização, nomeadamente para irrigação na agricultura, através de um tratamento inovador que utiliza a biofiltração da amêijoa asiática

AEUC Clima, Energia e Mobilidade

Título: Silica-Polymer Composite Aerogels As Solid Sodium Electrolytes (AeroNaLyte)

Investigador Principal: João Pedro Caria Vareda

AeroNaLyte visa desenvolver aerogéis compósitos de sílica e polímero para o desenvolvimento de novas baterias sólidas. Espera-se assim conseguir avanços para o aumento da segurança (mais estáveis e não inflamáveis) e da durabilidade de futuras baterias pós-lítio.

AEUC Digital, Indústria e Espaço

Título: Regeneration of used lubricant oil by supercritical CO2 - a process towards circular economy and environmental health (NeWLOife)

Investigador Principal: Cecília Isabel Alves Ventura dos Santos

Afiliação: CQ - Centro de Química de Coimbra

NeWLOife visa desenvolver um processo de regeneração eficaz, utilizando dióxido de carbono supercrítico como solvente para a extracção de óleos base a partir de óleos lubrificantes usados (WLOs). O objectivo é reduzir o elevado impacto ambiental dos WLOs e criar um produto de alta qualidade capaz de ser reintroduzido no seu ciclo de vida útil. A utilização de dióxido de carbono supercrítico como solvente não só tem o potencial de ser uma tecnologia mais limpa e mais económica, sem produtos secundários, como pode ajudar a capturar dióxido de carbono de instalações industriais.

AEUC Património, Cultura e Sociedade Inclusiva

Título: Human centred-design as a vehicle to science communication: a participatory and citizen science research approach (PARTICIPATE2ENGAGE)

Investigador Principal: Sara Varela Amaral

Afiliação: CNC - Centro de Neurociências e Biologia Celular

PARTICIPATE2ENGAGE visa contribuir para o desenvolvimento de uma abordagem de design centrada no ser humano através da co-criação de conteúdos de literacia em saúde. O projeto tem como objetivo fomentar a autonomia na tomada de decisões e o empoderamento dos cidadãos, através da criação de cultura científica e envolvimento da sociedade em dinâmicas de investigação participativa.