Laboratório de Análises Clínicas da UC retorna ao Polo 1 com casa nova

A "nova etapa" do Laboratório de Análises Clínicas da UC é também "um desafio" para o serviço que foi inaugurado em 1983.

KP
Karine Paniza
Marta Costa
18 outubro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC I Paulo Amaral

Está reaberto com a capacidade total o Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra (LACUC). “Chegou a altura do LACUC retomar todas as valências que tinha, permanecendo no polo 1, nas novas instalações”, afirmou durante a sessão de abertura do espaço a diretora técnica, Ana Miguel Matos.

“Mantemos as mesmas missões e objetivos do início”, refere ainda a responsável, garantindo a entrega de “serviços de qualidade a toda a população universitária e não universitária”. para além das análises clínicas, o LACUC mantém ainda o seu trabalho de “colaboração em ações formativas, através de estágios de diferentes durações, colaboração com aulas e no apoio às atividades de investigação científica, quer da UC quer de outras instituições”, adianta Ana Miguel Matos.

Eis o que pode fazer:

A UC apresenta agora “um corredor dedicado à ação médica e de apoio”, sublinha o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão. “É uma forma importante de estarmos com a nossa comunidade académica e de protegermos e de centrarmos a nossa ação nas pessoas e na sua qualidade de vida”, acrescenta.

Com destaque para o trabalho realizado pelo LACUC durante a pandemia da COVID-19, o Reitor da UC referiu os cerca de 100 de rastreios efetuados por dia à comunidade, resultando em dezenas de milhares de análises. O LACUC, adiantou ainda Amílcar Falcão, “tem um selo de qualidade indiscutível, colaborando com o Instituto Ricardo Jorge, várias federações desportivas e outras entidades”.

“Há ganhos intangíveis muito importantes para a Universidade” com a reabertura do LACUC com todas as valências disponíveis, defende ainda Amílcar Falcão. “A ideia de fazermos mais e melhor para as pessoas faz parte da matriz da UC”, conclui.

Saiba mais sobre a sessão aqui.

Conheça melhor o Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra através da rubrica A Nossa UC: Projetos e Iniciativas da Comunidade. Fique também a conhecer outros projetos e iniciativas para a Comunidade UC na página “A Nossa UC”.