LoanLab – A aplicação que ajuda a recuperar tudo que já emprestou

Aplicação criada por alunos do Departamento de Engenharia Informática da FCTUC organiza inventário pessoal.

28 janeiro, 2016≈ 3 mins de leitura

© DR

Sabe aquele livro que foi emprestado há muito tempo e que pensou nunca recuperar? Ou aquela roupa que emprestou a um amigo e que até se esqueceu que era sua? Agora já pode recuperar os seus bens utilizando o LoanLab.

A aplicação criada por alunos do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) propõe auxiliar no controlo de objetos emprestados, utilizando recursos como data e tempo em que o objeto vai ficar na posse da outra pessoa. “Pretendíamos criar uma aplicação em que desse para registar a quem é que tínhamos emprestado determinados itens ou quando é que nós deveríamos devolver outro item a alguém”, afirma Inês Valentim, uma das criadoras do LoanLab.

O LoanLab foi desenvolvido no âmbito da cadeira Processos de Gestão e Inovação do curso de Licenciatura em Engenharia Informática e surgiu “após uma reunião em que nos demos conta que havia vários livros, objetos e até mesmo dinheiro, emprestados e já não sabíamos a quem tínhamos emprestado”, explica a estudante.

Criado para ser uma espécie de inventário de todos os bens que se podem emprestar ou até mesmo que já se encontram emprestados, o LoanLab está disponível para download gratuito na Google Play Store.

Reportagem realizada por Fabíola Xavier Pretel, estudante de Jornalismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.