MAREFOZ celebra sete anos "Ao Serviço da Comunidade"

O MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente assinalou aniversário com conferência no Campus da UC na Figueira da Foz na parte da manhã e na Incubadora de Empresas da Figueira da Foz na parte da tarde.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
15 fevereiro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Com um evento que não queria apenas comemorar o aniversário mas também "contribuir para o desenvolvimento da zona de Coimbra", o MAREFOZ, MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente assinalou sete anos de existência. "Consideramos que superámos todas as expetativas", garantiu a gestora do MAREFOZ, Carla Garcia.

Com projetos em quatro aréas estratégicas, a inovação e valorização de produtos do mar, a conservação da biodiversidade e alterações climáticas, a educação, literacia e comunicação de ciência e a área de prestação de serviços especializados, o laboratório da UC sediado na Figueira da Foz pretendeu, desde a inauguração "contribuir para o desenvolvimento da região". Para além de um laboratório, o MAREFOZ é também "um espaço de formação", por onde passam também estudantes.

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer:

De acordo com Carla Garcia, o contributo [do MAREFOZ] está associado ainda às várias parcerias que têm vindo a ser desenvolvidas ao longo do tempo. "Temos feito um excelente trabalho ao longo destes sete anos", acredita Carla Garcia. "E é aqui que queremos estar, a ajudar a promover a região".

Também a Vice-Reitora da UC, Cristina Albuquerque, destacou o trabalho desenvolvido pelo MAREFOZ ao longo dos anos. Um laboratório que "faz ciência ao serviço do desenvolvimento da comunidade" e que "orgulha a UC e todos os investigadores". De acordo com a responsável, há ainda a vantagem de "poder receber no Campus UC a iniciativa de comemoração" que está "alinhado no que queremos fazer aqui, no futuro".

"Só fazemos bem se for em conjunto e quando há uma escuta ativa", acrescenta a Vice-Reitora, salientando a dinâmica ancorada na Figueira da Foz "associada ao mar, em termos culturais e científicos, mas que é muito mais".

Saiba mais sobre o evento de aniversário do MAREFOZ aqui.