Maria Irene Ramalho vence Prémio Vergílio Ferreira 2024

Galardão atribuído pela Universidade de Évora distinguiu a Professora Catedrática aposentada da FLUC “pelo seu contributo para o incremento do diálogo entre a literatura portuguesa e as literaturas Anglo-Saxónicas".

RS
Rui Marques Simões
10 janeiro, 2024≈ 2 mins de leitura

Maria Irene Ramalho, Professora Catedrática jubilada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e investigadora do Centro de Estudos Sociais da UC, é a vencedora da edição de 2024 do Prémio Vergílio Ferreira, atribuído anualmente pela Universidade de Évora (UÉ). O anúncio foi feito esta terça-feira, dia 9, pela UÉ.

O júri decidiu, por unanimidade, atribuir o galardão à docente jubilada da Secção de Estudos Anglo-Americanos do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da FLUC “pelo seu contributo para o incremento do diálogo entre a literatura portuguesa e as literaturas Anglo-Saxónicas e em geral pela internacionalização da literatura portuguesa".

“Para mim, este prémio representa uma grande honra, que me regozija. Fico muito feliz por ficar em companhia de todos os que já receberam esta distinção antes de mim”, referiu Maria Irene Ramalho, à Agência Lusa.

A cerimónia de entrega do prémio à docente e investigadora (nota biográfica disponível aqui) está marcada para 1 de março, dia em que se assinala o aniversário da morte do escritor Vergílio Ferreira (1916-1996), patrono do galardão.