Novo livro para promover a literacia em saúde dos cidadãos é apresentado quinta-feira

O evento de lançamento, de entrada livre, vai decorrer no dia 20 de julho, a partir das 17 horas, no UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.

Cc
Catarina Ribeiro c/CNC-UC
18 julho, 2023≈ 4 mins de leitura

© DR

Na próxima quinta-feira, dia 20 de julho, vai decorrer o lançamento do livro “A Saúde no Saber”, produzido por investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) e editado pela Imprensa da Universidade de Coimbra. O evento de apresentação vai decorrer no UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a partir das 17 horas.

Criada no âmbito de um projeto de comunicação de ciência com o mesmo nome, a publicação pretende aproximar a população da ciência, ao apresentar de forma acessível – com recurso a textos e ilustrações – temas relacionados com a saúde, como cancro, fertilidade, sono, imunidade, doenças neuropsiquiátricas, doenças neurodegenerativas, desenvolvimento neuronal, terapia génica, microbiologia, metabolismo e biotecnologia.

«Este livro é parte integrante de uma campanha de comunicação de ciência que visa promover a literacia em saúde, que envolveu mais de 50 investigadores da Universidade de Coimbra e diversos parceiros sociais. Resultou de um trabalho de coprodução aliando diferentes saberes. É um exemplo de interdisciplinaridade e compromisso da ciência e dos cientistas com a sociedade», explica a coordenadora do projeto “A Saúde no Saber”, Sara Varela Amaral.

Para o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para a Investigação, João Ramalho-Santos, «este é um exemplo excelente de promoção da cultura científica promovida por investigadores. A comunicação de ciência e promoção de literacia em saúde deve ser uma importante missão da academia. O livro A Saúde no Saber visa ser um veículo de informação científica fidedigna e aproximar os cidadãos da investigação que é feita na academia».

O projeto “A Saúde no Saber” foi financiado pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, no âmbito da edição de 2019 do concurso Comunicar Saúde. Entre 2020 e 2023, o projeto criou vários conteúdos para a promoção da literacia em saúde em diferentes formatos: um podcast com entrevistas, animações, rubricas de rádio, crónicas ilustradas (publicadas mensalmente em 2021 no jornal Público), e também o livro “A Saúde no Saber”, que é apresentado esta semana.

O evento tem entrada gratuita. Na sessão, vão ser distribuídos exemplares do livro.

Mais informações sobre o projeto “A Saúde no Saber” estão disponíveis aqui.