O dia mais curto do ano

19 dezembro, 2014≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Em Coimbra há uma entidade que junta a ciência à cultura e tem uma programação a pensar nos mais novos… A astronomia que explica o dia mais curto do ano, assinalada por uma programação planeada pelo festival de cinema português dedicado às curtas para os mais curtos… aliás, para os mais pequenos. No dia 21 de dezembro, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC) participa em “O Dia Mais Curto”,  um evento transnacional que vai proporcionar um dia especial com muitas curtas-metragens dedicadas às crianças.

No próximo solstício de inverno, dia 21 de dezembro, domingo, o Museu da Ciência da UC, em colaboração com o Curtas de Vila do Conde, vai estar de portas abertas durante oito horas para acolher a iniciativa “O Dia Mais Curto”, uma grande festa da curta-metragem, com sessões de filmes ininterruptas, a começar a cada hora, entre as 10h00 e as 18h00. O valor da entrada rege-se pelo preçário geral do Museu.

“O Dia Mais Curto”, vai ser celebrado, em simultâneo, em vários países em todo o mundo. A iniciativa, que é celebrada pelo segundo ano consecutivo em Portugal, acontece pela primeira vez em Coimbra, onde é acolhida pelo Museu da Ciência da UC.

O público de Coimbra vai ter a oportunidade de descobrir um grande número de cineastas e as suas obras, através de dois programas. A pensar em toda a família, o “Curtinhas”, baseado na secção para crianças do Curtas Vila do Conde, apresenta uma seleção de filmes para os mais novos onde a educação pela imagem se encontra de braço dado com a diversão! Na sessão “Um Natal dos Diabos”, dedicada aos mais crescidos, o mote é a época festiva com uma série de curtas onde não faltam o Pai Natal, as renas, os presentes e a árvore de Natal, e onde o humor desenfreado e a subversão andam à solta, sem nunca perder de vista o espírito natalício!

“O Dia Mais Curto” nasceu em França em 2011 e, todos os anos, é celebrado em simultâneo em dezenas de países em todo o mundo. Em Portugal, a iniciativa será, uma vez mais, desenvolvida pela Agência da Curta Metragem em cooperação com várias das suas congéneres europeias.

As sessões de “O Dia Mais Curto” decorrem como nos cinemas a sério com a afixação da classificação etária: filmes para maiores de quatro anos às 10h00, 12h00, 14h00 e 16h00. Nos restantes horários só entram os maiores de 12 anos.

Mais informações aqui.

Partilhe