Por uma Queima mais ecológica

28 abril, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Rosana Vaz

A poucas semanas de começar a Queima das Fitas, o Grupo Ecológico da Associação Académica de Coimbra (GE/AAC) promove várias atividades para ajudar o meio ambiente. Os estudantes podem ganhar bilhetes para as Noites do Parque e, ao mesmo tempo, também o ambiente ganha.

A recolha de rolhas de cortiça realiza-se a 29 e 30 de abril, entre as 12 e as 21 horas, na sala do GE/AAC, no primeiro piso do edifício da Académica. “As rolhas de cortiças serão entregues, mais uma vez, à corticeira Amorim, uma vez que temos um acordo com estes, por nos fornecerem algumas folhas de cortiça”, explica Gonçalo Bento.

o GE/AAC tenta implementar nos estudantes o hábito de entregar o óleo usado nas cantinas

O horário e local são os mesmos do concurso de recolha das tampas de plástico, um concurso habitual que está normalmente associado “a um cariz solidário”, conta o presidente do GE/AAC. Quanto à edição de 2015, o objetivo é “ajudar um menino de cinco anos, chamado Gil, que infelizmente nasceu sem um braço e necessita de uma tonelada de tampinhas para lhe cederem uma prótese”, revela o estudante.

O GE/AAC reservou para 2015 algumas novidades. Uma delas é a recolha de óleo alimentar usado, que se realiza durante todo o dia 28 de abril, das 10 às 12 horas e das 15 às 19 horas, junto às Cantinas Centrais – Azuis. A iniciativa surge “numa tentativa de ajudar os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC)” que habitualmente já fazem a recolha. Gonçalo Bento conta que assim o GE/AAC tenta “implementar nos estudantes o hábito de entregar o óleo usado nas cantinas”. Como o óleo alimentar é um “fator de grave poluição”, o presidente do GE/AAC sublinha que “para além de ajudar os SASUC, ajudam o ambiente”.

Outra grande novidade vai acontecer dentro do recinto da Queima das Fitas. Para combater o “piso plastificado” que fica no final de todas as Noites do Parque, o GE/AAC desafia os estudantes a ajudarem na limpeza do recinto. “O GE/AAC gostaria de tentar mudar esta problemática”. De acordo com o responsável, pretendem “tentar que os estudantes cuidem do seu próprio recinto e da sua própria festa académica”. “Em troca de 40 copos usados, oferecemos uma caneca”, revela Gonçalo Bento. “E uma senha de bebida”, acrescenta. Saiba mais sobre a atividade no vídeo.

[sublimevideo settings=”youtube-id:Jeig3MvnDpE” width=”600″ height=”338″]

Reportagem realizada por Rosana Vaz, estagiária Projeto Imagem, Media e Comunicação da Universidade de Coimbra.