Projeto da UC financiado com 2,5 milhões de euros para potenciar a neurociência cognitiva arranca sexta-feira

A sessão inaugural do “CogBooster” vai decorrer a partir das 11h30, no anfiteatro principal da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, e tem entrada livre e transmissão em direto.

MF
Mariana Coimbra - FPCEUC
CR
Catarina Ribeiro
19 abril, 2023≈ 4 mins de leitura

© DR

Na próxima sexta-feira, dia 21 de abril, vai realizar-se a sessão inaugural da ERA Chair “CogBooster”, projeto financiado pela Comissão Europeia com 2,5 milhões de euros para capacitar a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) como um centro de excelência na investigação e no ensino da neurociência cognitiva.

O evento vai decorrer no anfiteatro principal da FPCEUC, a partir das 11h30. Vai contar com a presença do investigador e docente da Universidade de Coimbra (UC), Jorge Almeida, que coordena o projeto na UC; e com Alfonso Caramazza, especialista em neurociência cognitiva, o ERA Chair Holder que vai acompanhar a implementação do projeto.

Nos próximos 5 anos, o “CogBooster” pretende implementar uma reforma estrutural nas ciências psicológicas, com foco na psicologia básica e na neurociência cognitiva, alicerçada em programas de disseminação de ciência que contribuam para a literacia em neurociência da população e das escolas, que aproximem cientistas e sociedade. O financiamento conquistado vai ser também aplicado na captação de talentos internacionais, nas áreas de investigação e docência, em neurociência cognitiva. Jorge Almeida explica que o “CogBooster” nasce devido à «necessidade urgente de criar uma ciência psicológica mais contemporânea, com foco na ciência da mente e na investigação fundamental, utilizando metodologias neurocientíficas e dados da ciência básica para responder aos desafios da sociedade».

«Aquilo que se pretende é uma transformação dos conteúdos e áreas científicas da Psicologia em Portugal. Ao contrário do que se passa atualmente, onde vivemos quase que exclusivamente no primado da psicologia aplicada e da intervenção psicológica, é preciso dar mais enfoque à investigação em psicologia básica e em neurociência cognitiva», afirma Jorge Almeida. O investigador sublinha ainda que «os cinco departamentos de psicologia mais bem posicionados no ranking mundial, bem como os melhores departamentos de psicologia europeus, mostram claramente que este é caminho a seguir».

A implementação do projeto na UC vai contar com a liderança de Alfonso Caramazza, professor da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, «um investigador com vários prémios no currículo, por contribuições científicas de excelência, liderança e mentoria no campo da Neurociência Cognitiva, que liderou com sucesso diversos centros de investigação e departamentos de referência na área da Psicologia e Neurociência Cognitiva, tanto nos Estados Unidos da América, como na Europa», destaca Jorge Almeida.

O “CogBooster” pretende ser, tal como o nome indica, um booster de neurociência cognitiva para impulsionar este domínio da Psicologia na Universidade de Coimbra. Sobre a importância desta área, o coordenador do projeto na UC explica que «para intervirmos numa área de saúde ou de processamento mental, é necessário ter o conhecimento da Psicologia e Neurociência Básica, de como funciona o sistema normal, numa ótica de compreensão. Por exemplo, para intervirmos em populações com dificuldades de leitura, será obviamente essencial estudarmos e percebermos o modo como o sistema normal consegue ler e compreender textos».

A iniciativa de lançamento do projeto, intitulada "Cognitive Neuropsychology: A Window into the Functioning of the Mind/Brain", tem entrada livre e transmissão em direto aqui.

Partilhe