SCUC 2024 - A Corda Mor: Oralidades

A exposição multimédia tem a curadoria da estudante de pós doutoramento Sonia Salcedo del Castillo e da estudante do mestrado em Estudos Curatoriais Marinah Raposo.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
13 março, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

"A Corda Mor reúne um conjunto de artistas que investigam formas de oralidades". Quem o explica é Sonia Salcedo, a curadora. Através de poesia e performance, tanto vídeo como presencial, encontram-se o que a estudante de pós doutoramento no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (UC) intitula "variações vocais de enfrentamento do ser no mundo". São reflexões sobre a "fala como instrumento fundamental às relações humanas". Fazia, por isso, todo o sentido propôr a exposição multimédia à Semana Cultural da UC.

"Por meio de tais obras, esta curadoria almeja estabelecer analogias formais e imagéticas com o cenário luso-brasileiro de 1974, no qual a voz social foi pauta", acrescenta Sonia Salcedo.

Eis o que pode fazer:

A Corda Mor acontece às 19 horas no Atelier A Fábrica nos dias 14 e 15 de março. Com a presença de vários dos artistas participantes, para além da reflexão e interpretação, o segundo dia do evento conta ainda com um momento de debate. Como ponto de partida está o ano de 1974 para abrir o debate. Através da apresentação de alguns depoimentos, de Portugal e do Brasil, sobre este momento histórico, vai ser apresentada uma mesa redonda para refletir sobre o tema.

Conheça a programação completa da Semana Cultural da Universidade de Coimbra 2024 em www.uc.pt/semanacultural

A Corda Mor - Oralidades | Exposição multimédia

A Corda Mor reúne artistas, para dizer do cenário luso-brasileiros de 1974, através da ideia de oralidade. Será um evento híbrido, de maneira presencial e de vídeo performance, no Atelier A Fábrica. Os artista são: António Olaio, Coletivo Seu, Alex Hamburger, Ricardo Aleixo, Coletivo azuLABula, Dupla [in]verso, Coletivo Grande Coisa, Revista Baleia. Em pauta a reflexão: há 50 anos, o silencio se fez liberdade nas vozes das ruas: Portugal encerrou a ditadura e o Brasil se opôs ao regime militar.

Local: Atelier A Fábrica

Organização: Adágio Vigilante Associação Cultural