SCUC 2024 - Sussurros entre Flores

Crianças e jovens acolhidas na Casa de Infância Doutor Elysio de Moura exploram os valores comuns da democracia portuguesa, numa instalação expositiva, artística e interativa.

AB
Ana Bartolomeu
MC
Marta Costa
02 março, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

São as “nossas Meninas, as flores do nosso jardim” que protagonizam a instalação artística presente no Colégio de Nossa Senhora da Pedreira, explica o diretor da Casa Museu Doutor Elysio de Moura, Milton Dias Pacheco. Num percurso ao encontro do tema da XXVI Semana Cultural da Universidade de Coimbra - Voz - e das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a exposição dá palco às crianças e jovens acolhidas na instituição.

Foram elas que “pegaram nas nossas mãos para as ajudar a fazer estes projetos”, desde os cravos que dão cor à instalação, às fotografias e à interpretação da literatura escolhida “com os grandes chavões do que é o dever que nós temos para com a liberdade”.

Os “sussurros” guiam o visitante. “Concebemos uns QR codes com um áudio, no qual podemos ouvir os textos que foram reinterpretados pelas nossas meninas”, conta Milton Dias Pacheco. Através da exploração de efeitos artísticos e de conceitos literários "é dada voz e forma ao pensamento das Meninas da nossa casa para que as pessoas consigam ouvir a mensagem que elas querem transmitir”.

Sussurros entre Flores está patente até 2 de abril, com dois polos expositivos. O principal encontra-se no Colégio de Nossa Senhora da Pedreira e o outro, que serve como módulo complementar, pode ser visitado no átrio do Teatro Paulo Quintela, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Conheça a programação completa da Semana Cultural da Universidade de Coimbra 2024 em www.uc.pt/semanacultural

Sussurros entre Flores | Instalação expositiva, artística e interativa

Este projeto visa criar uma instalação expositiva, artística e interativa, centrada na conceção de obras e na interpretação de textos literários por parte de um grupo de crianças acolhidas na instituição Casa da Infância Doutor Elysio de Moura. Através da exploração de efeitos artísticos e de conceitos literários em torno dos valores comuns sobre os quais assenta a atual democracia portuguesa – liberdade, igualdade, diversidade, solidariedade e amizade entre os povos – iremos dar voz e forma ao pensamento das nossas Meninas – as nossas flores – perante uma sociedade cada vez mais multicultural, mas crescentemente polarizada e sectorizada.

Local: Casa Museu Elysio de Moura - Colégio de Santo António da Pedreira

Organização: Casa Museu Elysio de Moura - Casa da Infância Doutor Elysio de Moura

Parceiros: Reitoria da Universidade de Coimbra

Horário de Visita (condicionados/ por marcação prévia):
2.ª, 3.ª, 5ª feiras: 10:00 – 13:00 | 14:00 – 17:00
Encerra aos fins de semanas e dias feriados

Marcações para cmelysiodemoura@gmail.com